CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

1,2 mil peregrinos já estão em Curitiba

« Voltar

 

Cerca de 1,2 mil peregrinos inscritos para a Semana Missionária da Pré-Jornada Mundial da Juventude (JMJ), promovida em Curitiba pela Arquidiocese, já estão instalados na capital paranaense. Acolhidos em casas de famílias da comunidade, eles começaram a chegar no último domingo. Até a semana que vem, o número de fiéis deve chegar a 5 mil. A partir do dia 20, os grupos se preparam para seguir ao Rio de Janeiro, onde participam da JMJ – 20 mil curitibanos se juntarão aos peregrinos nesta viagem.

Ontem, peregrinos vindos da Polônia, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Argentina, Paraguai e Co­lôm­bia já interagiam com a comunidade em passeios e atividades religiosas. Há ainda brasileiros de outras regiões, como Amazonas e São Paulo, que também vieram ao Paraná para participar da Semana Missionária.

Embora sigam programação própria, as 80 paróquias que estão acolhendo os fiéis atendem a três eixos básicos na condução das atividades em grupo – solidariedade, cultura e fé. O padre Alexsander Cordeiro, do Setor da Juventude da Arquidiocese de Curitiba, explica que o primeiro diz respeito a ações sociais, como visitas a orfanatos e asilos; o segundo à troca de experiências entre jovens estrangeiros e locais, e o último a orações, missas e vigílias.

As atividades devem ficar mais intensas a partir de amanhã. “Nosso foco é a mensagem de que a fé precisa ser levada para fora da igreja. A fraternidade precisa contagiar o mundo”, diz o padre.

Durante a Pré-Jornada, os peregrinos ainda vão debater temas como o contexto social em que a juventude está inserida, bioética e o papel do jovem cristão no mundo.

Acolhida

A busca por famílias que pudessem acolher os peregrinos nesta Semana Missionária demandou mais de um ano. Segundo o padre Alexsander Cordeiro, Curitiba tem cerca de 10 mil lares dispostos a atender os fieis da JMJ. A dona de casa Maria Margarida dos Santos está com dois amazonenses sob seus cuidados desde sábado. “Levei-os para conhecer o mar. Eles ficaram deslumbrados”, conta. No próximo domingo, Maria também vai recepcionar um grupo de quase 60 colombianos.

Colaborou Denise Paro, da sucursal de Foz do Iguaçu.

Fonte: Gazeta do Povo


 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 9916-1411(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br