CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

40 mil já visitaram o Palácio Iguaçu

« Voltar

 
Mais de 40 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos visitaram o Palácio Iguaçu em 2014, desde o início do programa de visitação aberto ao público em julho do ano passado como parte das comemorações dos 60 anos de inauguração do prédio. O Palácio é um dos ícones da série de edifícios que compõem o Centro Cívico, bairro criado na década de 1950 para abrigar as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado. 
Sede do Poder Executivo do Estado do Paraná, o Palácio Iguaçu abre à visitação pública aos domingos. As visitas acontecem das 10 horas às 16 horas, com o acompanhamento de guias e funcionários da Secretaria Especial do Cerimonial e Relações Internacionais. 

Os grupos de visitantes conhecerão parte da história do Estado do Paraná por meio do acervo artístico e cultural do Palácio do Iguaçu, distribuídos em três pavimentos: térreo, segundo e terceiro andar. O roteiro dura entre 30 e 40 minutos e não é necessário fazer agendamento. Além das obras artísticas e arquitetônicas do Palácio, os visitantes terão contato com a história do Paraná, por meio da exposição Por Terra – A Construção do Paraná, organizada por alunos e professores do curso de História: Memória e Imagem, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Inaugurado em 1954 pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto, em comemoração ao Centenário de Emancipação Política do Paraná, o Palácio está situado no primeiro Centro Cívico do País, concebido para reunir todos os prédios públicos em um só lugar. Foi projetado pelo arquiteto David Xavier de Azambuja. O edifício, de 15.191 metros quadrados, está posicionado no ponto mais alto de Centro Cívico, em frente à Praça Nossa Senhora de Salete. 

ROTEIRO – O início do roteiro é pelo mural do renomado artista plástico curitibano Poty Lazzarotto, que ornamenta a fachada do prédio e retrata diversos momentos históricos do Estado. 

Em seguida, os visitantes passam pela entrada principal, onde estão expostos os bustos de Dom Pedro I, do Barão do Rio Branco e de Getúlio Vargas. Ali também está a placa de bronze que marcou a inauguração oficial do Palácio, com a presença do então presidente da República, João Café Filho. 

Na sequência, os visitantes seguem até a Capela, inaugurada em 1955, e vão ao jardim, onde está o mapa do Paraná feito pelo artista Miguel Roger. A estrutura de concreto em alto relevo reproduz os aspectos geológicos e geográficos do Estado. No mapa podem ser observados os três planaltos do Estado, a Serra do Mar e o Litoral. 

Após a visita ao mapa, o público segue para a entrada central do Palácio, o saguão, onde se encontra o mural do artista Humberto Cozzo, de 1953, construído em arenito, que representa os diversos ciclos econômicos e produtivos do Paraná. 

No segundo andar, as visitas incluem os salões Petit Comitè, de Inverno, de Atos, Nobre e dos Governadores. No Petit Comitè estão as tapeçarias da artista plástica curitibana Ida Hanneman de Campos. 

No salão de Inverno, local projetado para recitais, reuniões informais e ocasiões festivas, abriga painéis do artista alemão Johann Moritz Rugendas (em restauro no momento), a tapeçaria “Sol do Meu Sol”, da musicista e poetisa portuguesa Concessa Colaço, e a obra “Cataratas do Iguaçu”, de 1920, do artista brasileiro Antônio Parreiras. 

No salão de atos, que hoje é utilizado para grandes reuniões governamentais e também para almoços, jantares e coquetéis, encontram-se o painel “Homem na Lavoura”, de 1959, de Poty Lazzarotto, e a obra em óleo sobre tela “Chegada de Zacarias de Góes e Vasconcelos”, do pintor paranaense Arthur Nísio. 

O salão Nobre, onde se realizam os atos mais solenes, como cerimônias de posse e visitas presidenciais, abriga mobiliário em estilo Luiz XV e Luiz XVI e os objetos de arte são de diversas procedências. No espaço central está instalada a obra de 1953, assinada pelo artista Theodoro de Bona, em óleo sobre tela, que representa a instalação da Província do Paraná, em 1853, e ainda lustres e espelhos, laminados com ouro e cristais Baccarat. 

Destinado a reuniões e assinaturas solenes de convênios, acordos e termos de cooperação entre instituições e governantes, o Salão dos Governadores expõe uma galeria de retratos pintados a óleo, em sequência cronológica, de todos os governadores paranaenses que cumpriram mandato desde a Proclamação da República. 

Por último, no segundo andar, está o Gabinete de Gestão e Informações (CGI), no antigo salão Pé de Cachimbo, que conta com equipamentos multimídia de última geração, para a realização das reuniões de governo e recepção a missões empresariais. 

No terceiro andar, o visitante conhecerá o Gabinete do Governador. O local conta com uma área de recepção e uma sala de reuniões com acesso à sala reservada onde o governador trabalha diariamente. A mesa de trabalho é cercada por obras de arte do acervo do Palácio Iguaçu, como “As Lavadeiras”, óleo sobre tela de Alfredo Andersen. Um pequeno móvel com objetos pessoais e de valor do governador completa o ambiente, decorado pelo arquiteto paranaense Jaime Bernardo. 

Serviço: VISITAÇÃO AO PALÁCIO IGUAÇU. 
Dias: Domingos. 
Horário: 10 horas às 16 horas. 
Endereço: Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº 
Não é preciso agendamento. 

 


Fonte Bem Paraná

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Sala de Imprensa
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
Programa Vem Ver Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br