CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

ABEOC-PR atua junto aos governos municipais e estadual

« Voltar

 

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos Regional Paraná (ABEOC-PR), que representa empresas organizadoras e prestadoras de serviços para eventos de todo o Estado, se pronuncia publicamente a respeito da questão do cenário econômico dos segmentos de eventos e turismo do Estado do Paraná.

É sabido que o momento é traumático e que leva a sociedade em geral a condições de medo e muita ansiedade. Seguindo orientações governamentais, atualmente a melhor decisão é ficar em quarentena até novas diretrizes para preservar vidas. Todas as vidas.

Abruptamente a crise chegou e deve permanecer por meses. Nos segmentos de eventos e turismo o caos se manifestou do dia para a noite, devastando um mercado que em 2019 movimentou mais de R$ 936 Bi e gera mais de 25 milhões de empregos, ou seja, 1 em cada 4 brasileiros trabalha direta ou indiretamente neste mercado com mais de 590 mil eventos que acontecem todo ano no país. Empregos formais podem desaparecer assim como empresas de diversos tamanhos em diversas regiões do país.

A retomada econômica dos dois segmentos dependerá de fatores externos, mas muito da união dos associados à ABEOC e ao trade no que se referem ao posicionamento da gestão pública através de flexibilização de linhas de créditos, desburocratização de processos junto ao BNDES, BRDE, FOMENTO PARANÁ, CEF e BB, carência para pagamento de impostos municipais, estaduais e federais.

Com o intuito de contribuir para o fortalecimento do mercado de eventos e turismo no Estado do Paraná neste momento tão crucial, a ABEOC PARANÁ defenderá junto aos Prefeitos e ao Governador as propostas conforme seguem:

1ª Criação e efetivação do Fundo Paranaense de Turismo – Funtur: Com base no decreto para a criação do grupo de trabalho para a implantação do Funtur e com o efetivo fortalecimento do CEPATUR e PARANÁ TURISMO, o FUNTUR servirá como alavanca para a captação, promoção de eventos e projetos turísticos do estado, sendo a administração do fundo sob responsabilidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo com o apoio do CEPATUR e PARANÁ TURISMO. Toda verba advinda do item a seguir será direcionada para o FUNTUR a aplicada pelo comitê gestor.

2ª – Após criado o Funtur, as ações preconizarão a captação, promoção de eventos e turismo: Com objetivo de ampliar o número de eventos nos municípios ondem possuem Conventions & Visitors Bureax, preenchendo os centros de eventos, pavilhões e congêneres, assim como ampliar a ocupação na hotelaria e auxiliar as 212 atividades relacionadas ao turismo, os setores de eventos e turismo necessitam de recursos para implementação de uma política de captação com apoio de materiais gráficos, vídeos específicos para o segmento MICE, apoio para viagens, hospedagens, cujo objetivo é captar mais eventos para os municípios, retomando desta forma o turismo no Estado do Paraná. Sugere-se que as verbas venham da:

a) Aplicação de 0,15% (zero vírgula quinze por cento) do imposto devido ao ICMS ou parte da dívida ativa do ICMS para promoção de eventos e/ou projetos turísticos. Este percentual será destinado ao FUNTUR;

b) Aplicação de 0,05% (zero vírgula, zero cinco por cento) de imposto de corporações ou grandes empresas que atuam no estado, como por exemplo, Concessionárias de Rodovias, Administradoras de Cartões de Crédito, Cooperativas, Itaipu Binacional, Montadoras (Renault, Volskwagen, Volvo, Volare, etc), O Boticário, Grandes Redes de supermercados, entre outros. Este percentual será destinado ao FUNTUR;

c) Parcela de royalties devidos pela exploração de energia no Estado e percentual obtido pela concessão dos parques estaduais de áreas concessionadas.

3ª Fortalecimento do potencial do turismo: Ampliar e fortalecer as relações entre os COMTUR, Secretarias Municipais de Turismo e demais órgãos representativos do setor de turismo de cada cidade, bem como entidades do trade para juntos ampliarem ações para melhor aproveitamento sustentável das potencialidades do turismo de negócio, turismo gastronômico, turismo religioso, turismo de eventos, dentre outros.

Quanto às solicitações para com o Governo Federal, informasse que a ABEOC PARANÁ está em sinergia com a ABEOC NACIONAL e apoia as reivindicações propostas, como por exemplo:

a) Abertura imediata de linhas de crédito nos bancos oficiais, tomando-se por base taxas equivalentes ao custo do dinheiro, ausente qualquer spread bancário;

b) Edição de regras claras quanto ao trabalho em domicílio ou teletrabalho, a fim de permitir a adoção desta modalidade de trabalho, de modo a mitigar o custo sobre o contrato de emprego e os riscos de passivo trabalhista, enquanto perdurarem os efeitos da crise;

c) Diferimento de tributos e impostos, notadamente ICMS e ISS e, inclusive, para empresas inscritas no Simples Nacional e em regimes de tributação diferenciados.

Cedo ou tarde a quarentena será suspensa, as pessoas voltarão aos seus trabalhos e ao consumo. As empresas retomarão a participação em eventos, assim como os participantes. A economia é dinâmica e depois da tormenta a perspectiva é de crescimento mais acentuado.

"Sairemos desta crise. Estamos juntos e na mesma direção", diz o presidente da ABEOC-PR, Fabio Skraba.

 




 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Sala de Imprensa
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
Programa Vem Ver Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br