CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Aquário de Paranaguá

« Voltar

 

Paranaguá tem uma nova atração para o verão: o Aquário Marinho de Paranaguá, espaço que abriga cerca de cem espécies de animais marinhos, como peixes, estrelas-do-mar e até pinguins.

São 23 aquários, com 700 mil litros de água. As espécies foram separadas nos diferentes espaços, tornando a experiência mais didática. 

Além de abrir novas perspectivas para desenvolver o turismo, o governo estadual quer fazer do local um ambiente para trabalhar a educação ambiental. Dividido em três pavimentos, o aquário conta com 23 tanques, biblioteca, auditórios, mirante e jardim. 

Rossava Virga, bióloga responsável pelo aquário, explica que os últimos ajustes estão sendo feitos para atender os visitantes. “Queremos oferecer um espaço completo de lazer e conhecimento à população”, disse ela.

Entre as espécies que ficarão expostas estão o tubarão bambu, peixe leão e os pinguins. Em três recintos as pessoas poderão interagir com os animais. “Desde outubro, quando recebemos o aquário, estamos trabalhando e adaptando os recintos. Por isso, a inauguração demorou um pouco. Mas agora, estamos prontos para receber os moradores e turistas”, disse Rossana.

Ela contou ainda que o aquário terá um agendamento especial para escolas, com monitoria diferenciada para cada faixa de idade. O espaço também será usado para pesquisa, com atividades de campo, oficinas, ciclo de palestras.

O governo estadual também vai realizar neste ano obras de revitalização do entorno do Aquário na praça 29 de Julho. Entre as melhorias previstas estão a construção de um novo mercado de peixes, moderno e com mais infraestrutura, que dará melhores condições de trabalho para a maioria dos pescadores da região.

COMPENSAÇÃO - A obra do aquário foi realizada pela empresa Catallini como forma de compensar o Estado pelos impactos causados ao meio ambiente após a explosão do navio Vicuña, em 2004, na Baía de Paranaguá. O projeto teve um custo de R$ 5 milhões.

A administração da unidade será feita pela empresa Acqua Mundo, que já administra um aquário em Guarujá (SP). Ela venceu o último processo licitatório após várias tentativas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em encontrar uma empresa interessada em gerir o local. “São poucas as empresas especializadas para administração e gestão de aquário marinho no país, daí nossa dificuldade em conseguir alguém que se interessasse pelo empreendimento”, explicou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

A empresa firmou o contrato por 20 anos e será responsável pelos animais, bilheterias, estacionamento, pessoal capacitado, lanchonetes, lojas e exposições no local. O contrato prevê a outorga de 2% da renda bruta mensal para o IAP, que vai fazer a fiscalização da concessão e terá autonomia para aplicar multas em situações de descaso ou má administração.

 




 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Sala de Imprensa
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
Programa Vem Ver Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br