CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Caminhada Noturna de Curitiba

« Voltar

 

 

Segunda edição da Caminhada Noturna movimenta o centro de Curitiba - 2013

 

 

 

Cerca de 150 pessoas percorreram os principais pontos turísticos centrais da capital; O grupo passou pelo Centro Histórico, seguiu pela XV de Novembro, 24 Horas e Rui Barbosa.
Curitibano é grosso, antissocial e não se mistura, dizem as más línguas. Mas não foi o que pareceu na segunda edição da Caminhada Noturna – Viver Curitiba Caminhando. Entre 100 e 150 pessoas participaram do evento proposto pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba. O número não chegou a surpreender, uma vez que a edição anterior contou com a mesma quantidade de adeptos. O percurso, que conta com diversos pontos turísticos centrais da capital, tem entre 4,5 e 5 km de extensão.
“Isso aqui serve como lazer ativo, prática de exercício físico, incentivo ao início de uma prática. Então, a ideia é isso, divulgar essencialmente a prática de exercício físico, ligado à saúde e estamos aproveitando para desfrutar do centro, à noite, já que sozinho é mais complicado e em grupo é mais seguro, além de apreciar alguns dos nossos pontos turísticos à noite”, explica o professor de educação física da SMELJ e coordenador da caminhada, Paulo Roberto da Silva.
O trajeto foi definido justamente para passar por pontos famosos da cidade, localizados na região central. Por isso, o caminho começa e termina na Praça Garibaldi, Largo da Ordem. Durante o percurso, os participantes passam pelo Largo da Ordem, pela Praça Tiradentes, Rua XV de Novembro, Praça Osório, Rua 24 Horas, Praça Rui Barbosa, Mal. Deodoro, Correio Velho, Praça Generoso Marques, retornando ao Largo da Ordem e Praça Garibaldi.
O tamanho do itinerário, entre 4,5 e 5 Km, segundo o professor, não foi escolhido à toa. “Esse é a extensão que um iniciante pode percorrer”, explicou o coordenador. No entanto, não foram só iniciantes que participaram, segundo ele. “Existem grupos aqui de pessoas que já têm uma prática de caminhada regular, participam de grupos especializados, alguns fazem caminhadas internacionais”, contou.
 
O músico Edi Tolotti levou a mulher, o filho, de seis anos, e até o cachorro para participar. “Foi uma forma de incentivar meu filho, desde pequeno, a pensar na saúde. Com isso, juntamos o cachorro, já que ele passa grande parte do dia preso no quintal e precisa de atividade física e aproveitamos, porque eu minha mulher também precisamos fazer uma atividade”, comentou.
Por ser uma caminhada tranquila, tinha de crianças a idosos. De acordo com o empresário Haroldo Ferens, o projeto é muito bom para quem quer aproveitar para passear. “É gostoso passar à noite sem se preocupar com a segurança”, declarou. De Bocaiúva do Sul (PR), a estudante Rubia Bernardi Guimarães aprovou o projeto. “Como não sou daqui, achei a ideia legal. Até porque, ainda não conhecia o Centro Histórico, então foi uma forma de conhecer a cidade”, afirmou.
 
A Caminhada Noturna deve permanecer toda terça-feira, durante todo o ano. Durante o percurso, o coordenador Paulo Roberto da Silva incentivava as pessoas a darem ideias de novos roteiros. No entanto, o início e o fim devem permanecer na Praça Garibaldi, no Largo da Ordem. A ideia surgiu de caminhadas do ano passado, um projeto mais caro, com caminhão de som e distribuição de brindes. “Mas esse ano a gente não quer nenhum tipo de barganha. Queremos barganhar com saúde”, destacou o educador físico, Paulo da Silva.

 




 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Sala de Imprensa
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
Programa Vem Ver Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br