CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Carnaval 2018 em Curitiba terá blocos, desfiles e Zombie Walk

« Voltar

 

Falta pouco mais de um mês para o Carnaval. Oficialmente, os três dias de folia caem em 11, 12 e 13 de fevereiro. Na prática, porém, as festas já começaram nas ruas com os blocos de pré-carnaval e os ensaios abertos das escolas de samba em Curitiba.

O Carnaval “oficial” também promete ser mais animado do que o do ano passado, pois as nove escolas de samba e três blocos receberam o dobro do apoio dado pela prefeitura no ano passado. Em 2018, os editais municipais liberaram R$ 1 milhão para a organização geral da festa.

O Guia da Gazeta do Povo + Clube preparou um calendário para os foliões se programarem escolhendo o tipo de festa que melhor se adeque as suas pretensões. 

Blocos de pré-carnaval

Neste sábado (13), o bloco 10 Afinados e daí? faz a primeira de suas cinco saídas no carnaval de rua de Curitiba e abre a temporada dos blocos de pré-carnaval em Curitiba. O autointitulado “melhor pior bloco” da cidade se concentra na rua São Francisco, no centro histórico.

Ensaios das escolas

As principais escolas já estão com os enredos prontos, fantasias em fase final e já estão promovendo ensaios abertos como contagem regressiva para o carnaval. A Acadêmicos da Realeza ensaia todas as quintas-feiras, às 19h e todos os domingos, às 15h30 no Espaço Calamengau, no Bom Retiro. “Os ensaios são abertos a todos e a escola está a todo o vapor”, conta o diretor de carnaval Marcelo Nunes. O enredo da Realeza homenageia o centenário do comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha com o enredo, o Terezinha, o Terezinha é um barato o centenário do Chacrinha”. 

Pré-Carnaval de Curitiba - Garibaldis e Sacis

Maior e mais tradicional bloco de rua do carnaval de Curitiba, Garibaldis e Sacis tem três saídas programadas para o Carnaval 2018. No dia 28 de janeiro a trupe evolui na rua Marechal Deodoro, no centro e no dia 4 de fevereiro a festa é na rua São José dos Pinhais, no Sítio Cercado. Antes, o grupo faz o também tradicional Garibaldinho, destinado aos pequenos foliões, na praça João Candido nas ruínas de São Francisco.

Escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval

No dia 25 de janeiro, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, serão escolhidos o Rei Momo e a Rainha do Carnaval de Curitiba entre representantes indicados de cada escola da samba. Além disso serão anunciados os jurados dos desfiles das escolas e dos blocos.

Desfile dos Blocos e Escolas de Samba

Depois do carnaval “café com leite” de 2017, em que não houve disputa pelo título após um corte drástico de recursos, o desfile das escolas de samba de Curitiba em 2018 foi impulsionado por um aumento de verbas para os três blocos e as nove escolas de samba  - cinco do grupo A, três do B e uma escola de acesso – que vão desfilar na rua Marechal Deodoro no sábado (10) desta vez valendo o prêmio e a glória de ser campeão. A Mocidade Azul foi a última campeã, de fato e direito, em 2016.  Segundo o diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Beto Lanza, o dia dos desfiles será aberto por alas mirins das escolas de samba que tem ensaiado desde o final do ano passado. 

Grupo especial

Acadêmicos da Realeza, Mocidade Azul, Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade e  Imperatriz da Liberdade.

Grupo de Acesso: Enamorados do samba, Unidos de Pinhais e Império Real de Colombo e os Internautas.

Blocos confirmados: Boêmios da Madame, Fogosa e Rancho das Flores

Zombie Walk

A Zombie Walk 2018 será realizada no dia 11 de fevereiro, domingo de carnaval.  A expectativa dos organizadores é que 20 mil pessoas participem. Segundo Flávia Nogueira, uma das organizadoras do evento, conta que o percurso deste ano vai obedecer a tradição. Tendo como batedores os motociclistas dos Hell’s Angels e o time de futebol americano Guardian Saints, os zumbis saem da Praça Osório, caminham pela Rua XV de Novembro até a Barão do Rio Branco, passam pelo Paço da Liberdade e chegam à Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, na zona de dispersão. Lá, bandas de rock estarão esperando os zumbis em palcos com cenografia criada pelo cineasta Paulo Biscaia Filho.

Psycho Carnival

Entre os dias 9 a 12 de fevereiro, Curitiba receberá a 19ª edição do Psycho Carnival, o mais importante festival do país. Neste ano, o PC vai reunir 24 bandas - 14 nacionais e 10 gringas - em quatro dias. Destaque para a última apresentação dos holandeses do Frantic Flintstones, para o show dos precursores ingleses Batmobile e do show extra da reunião dos Catalépticos, o principal nome da ruidosa cena curitibana.

Apuração

A escola de samba campeã do Carnaval 2018 será anunciada na tarde do domingo (11) em evento no Memorial de Curitiba.


Fonte Gazeta do Povo

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Trabalhe com Turismo e Eventos
Estrutura
 
Curta Curitiba, Região e Litoral
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba, Região e Litoral
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
 
Realize seu evento em Curitiba, Região e Litoral
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 - curitibacvb@curitibacvb.com.br