CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Centro Cívico ganha mural sustentável

« Voltar

 
Viver o deleite da chegada da primavera todos os dias – mesmo que o sol não esteja em sua força mais contundente, e o céu, em seu azul mais perfeito. É basicamente esta a sensação que um grupo de artistas de Curitiba pretende provocar em quem contemplar o mural Árvore em Verso e Reciclagem, inaugurado no último sábado (29), no Centro Cívico.

Projetado sob a tônica da sustentabilidade, a obra foi confeccionada com 90% de material reciclável, boa parte coletado em obras de construção civil. São restos de cerâmica, garrafas de vidro, peças de petit-pavé, madeira, latinhas de alumínio e pedaços de vidro. Tudo o que era considerado entulho, ganhou tratamento, um novo destino e virou obra de arte.

Como destaque no mural – implantado no muro de uma loja de materiais elétricos, entre as ruas Mateus Leme e Roberto Barroso, no Centro Cívico, – está o Ipê Amarelo, árvore que, em 2010, entrou na lista das sete maravilhas de Curitiba. “O Ipê é uma espécie muito querida na cidade e o florescer dele também anuncia que o frio está terminado. O curitibano tem isso de ‘Ah! O Ipê floresceu e agora não vai fazer mais frio’. Isso certamente traz um clima de alegria”, explica Désirée Sessegolo, integrante do Grupo de Artistas Vidreiros de Curitiba, responsável pela obra.

Além da árvore, o mural também realça outras marcas registradas da capital, como o Jardim Botânico, o portal de Santa Felicidade, o Teatro Guaíra, o Museu Oscar Niemeyer, as bibliotecas do saber, as estações tubo e as calçadas petit-pavé. 

Projeto
O projeto que deu cor e forma ao mural começou a ser criado em 2011 e logo depois ganhou impulso ao ser contemplado pela Lei Municipal de Cultura. A implantação da obra durou um mês e foi feita em um muro cedido por um comerciante da região. “Ele [o comerciante] não só abriu mão de ampliar a loja dele, como vai bancar toda a conta da luz que vai iluminar o mural. Muita gente se comprometeu, e tudo isso ajudou o nosso projeto a dar certo”, contou, animada, Désirée.

 


Fonte Gazeta do Povo

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 9916-1411(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br