CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Como evitar fraudes em cartões de crédito na hotelaria

« Voltar

 

A última edição de 2016 do L-Mob (Liga de Mobilização dos Chefes de Recepção de Curitiba), evento promovido periodicamente pelo Curitiba, Região e Litoral CVB e direcionado aos chefes de recepção dos hotéis, aconteceu nesta semana no Outback do Shopping Curitiba e reuniu representantes de meios hoteleiros.  Para fechar o ano, o tema escolhido pelos participantes foi “Fraudes em Cartões de Crédito e Débito” e teve como convidado especial o  delegado titular da Delegacia de Estelionato,  Wallace de Oliveira Brito e o advogado Gelson Massuqueto.

Recorrente em estabelecimentos de diferentes perfis, o estelionato com cartões de crédito diz respeito, especialmente, aos recepcionistas dos hotéis, profissionais responsáveis pelo cadastro dos hóspedes no check in  e pagamento  das despesas no check out.  O tema gera dúvidas e exige habilidade dos profissionais de hotelaria.  Durante cerca de duas horas, chefes de recepção de empreendimentos ligados ao CCVB tiveram a oportunidade de debater o tema e receber orientações específicas do delegado Wallace Britto e de Massuqueto.

“Este é um problema que está no nosso dia a dia e é importante sabermos quais são os direitos dos hóspedes e quais são os do hotel. O encontro de hoje foi muito útil e esclarecedor para prevenir problemas no futuro”, comentou  Alexane Salles do Hotel Blumenau. Milena Massarotto, supervisora de recepção do Quality Hotel Curitiba concorda com Alexane.  “A reunião foi super proveitosa. O tema envolve dificuldades diárias que passamos na recepção e nunca sabemos exatamente o que podemos ou não fazer. Foi muito bom ter alguém da área nos explicando e tirando dúvidas.”

Confira abaixo algumas dicas dadas delegado Wallace para minimizar riscos de estelionato em seu hotel.

CCVB- Quais são os casos mais comum de estelionato na hotelaria?

W- São as que envolvem cartões de crédito, cartão clonado e transferências fraudadas. Esses são os casos mais comuns e que talvez não tenham a atenção devida das recepções dos hotéis. A maior partas deles ocorre por falta de verificação da documentação do hóspede e de cadastros feitos sem muita atenção.

CCVB- É possível descrever um perfil padrão de comportamento de um estelionatário?

W- De forma geral são pessoas que demonstram alegria, captam rapidamente o tipo de hóspede que o hotel quer e a melhor forma de agradar ao recepcionista. Normalmente, chegam bem vestidos, gastam dinheiro nos serviços do local , oferecem gorjetas e sempre dão a impressão de serem bem sucedidos. Eles também são pessoas que procuram “afrouxar” a tensão e tirar o foco daquilo que interessa de forma a distrair o interlocutor e maquiar as situações.

CCVB- Quais dicas o senhor dá aos recepcionistas para evitarem riscos com estlionatário?

W- Cautela no momento de efetuar o cadastro do hóspede. Se isso for feito corretamente, 90% dos problemas já podem ser evitados. O recepcionista não pode abrir mão de pedir toda documentação necessária e fazer a confrontação com os dados do cartão de crédito.  Para evitar problemas com solicitações de estornos inadequados uma medida simples de segurança é pedir que o hóspede assine o verso do comprovante de pagamento do cartão de crédito. Isto pode comprovar que a pessoa tem ciência do gasto e esteve no local indicado. Importante lembrar, também, que a FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspede) e as cópias dos documentos dos hóspedes precisam ser arquivados por dois anos. Dentro deste período o empreendimento é obrigado a apresentar este material em eventuais inquéritos policiais.




 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Trabalhe com Turismo e Eventos
Estrutura
 
Curta Curitiba, Região e Litoral
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba, Região e Litoral
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
 
Realize seu evento em Curitiba, Região e Litoral
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 - curitibacvb@curitibacvb.com.br