CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Conheça três opções de roteiro para visitar Curitiba de bicicleta

« Voltar

 

Curitiba tem cerca de 300 quilômetros de ciclovias distribuídos em todas as regiões da cidade. O turista que tiver interesse em conhecer a cidade de bicicleta pode planejar o seu roteiro de acordo com o setor da cidade que deseja visitar, ou de sua capacidade física.

Boa parte das ciclovias de Curitiba são de uso exclusivo das bicicletas, mas há também trechos compartilhados com carros e pedestres. Seguindo estas vias, os cicloturistas podem conhecer diversos parques e alguns museus.

“Além dos parques, boa parte do trajeto é arborizado é convidativo às pedaladas, como praças, monumentos, cafés, restaurantes e bares. O importante é planejar bem o roteiro que se pretende fazer levando em conta as distâncias e melhores locais para fazer eventuais paradas”, lembra a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra.

É importante que as regras de trânsito e segurança básicas sejam respeitadas. Dentro da maioria dos parques, por exemplo é preciso andar desmontado da bicicleta. O mesmo deve acontecer nas áreas de calçadão, como no caso da Rua XV de Novembro e no Centro Histórico. Também é recomendável a utilização de capacete e outros itens de segurança e lembrar-se sempre que o pedestre tem a preferência.

Alguns ônibus da Linha Turismo são equipados com bagageiros que têm capacidade para até três bicicletas.

Ponto de Partida

Localizado no centro de Curitiba e uma atração à parte, o Passeio Público é uma boa opção de ponto de partida. Saindo do local, as principais distâncias são:

• Jardim Botânico – 4 km
• Museu Oscar Niemeyer – 2,1 km
• Torre Panorâmica – 3,1 km
• Parque Barigui – 5 km
• Parque Tanguá – 8 km
• Santa Felicidade – 15 km
• Bosque do Trabalhador – 14 km


Roteiros

Em Curitiba, uma série de roteiros de bicicleta podem ser feitos, dependendo do interesse de cada um. Aqui sugerimos três - partindo do Passeio Público -, de acordo com o nível de dificuldade.

Nível fácil

 

 

Roteiro Jardim Botânico
Ida e volta – 16,5 km

Saindo do Passeio Público, siga pela ciclovia da Rua Mariano Torres. Ao chegar na Avenida Presidente Affonso Camargo vire à esquerda, passe pela Rodoferroviária e por baixo do viaduto da Av. Prefeito Omar Sabbag. Na primeira entrada, entre à direita e em seguida esquerda, para seguir na Av. Dr. Dario Lopes dos Santos. No fim da avenida já é possível visualizar o Jardim Botânico. Para acessar a entrada, vire à esquerda na Rua Engenheiro Ostoja Roguski. Dentro do Jardim Botânico não é possível usar as bicicletas, mas há paraciclos para estacioná-las já na entrada.

Saindo do Jardim Botânico, continue na Avenida Maurício Fruet até o Terminal do Capão da Imbuia. Dobrando à esquerda, siga na Rua Ronaldo José Carboni (trecho sem cilovia) por quatro quadras, até o Bosque Capão da Imbuia, que também abriga o Museu de História Natural.

Ao sair do bosque, siga pela rua Nivaldo Braga até chegar a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Chegando, vire à esquerda e siga. No caminho está a Praça das Nações, de onde se tem uma bela vista da cidade e um painel do artista Poty Lazzarotto.

Para retornar ao Passeio Público, siga pela ciclovia que margeia a Avenida Sete de Setembro e Rua Reinaldino Schaffenberg de Quadros. Vire à esquerda na Rua Schiller e siga pela ciclovia, cruze a Avenida Affonso Camargo e pegue a ciclovia da Avenida Dr. Dario Lopes dos Santos à direita. Vire à direita e siga pela ciclovia da Rua Mariano Torres e siga até o Passeio Público.


Nível médio

 

 

Roteiro Parques e Bosques Norte
Ida – 17,5 km

Saindo do Passeio Público, passe pela Praça Gibran Khalil, onde está o Memorial Árabe, e siga pela Rua Heitor Stockler de França. Cruze a Avenida Cândido de Abreu e pegue a ciclovia na Rua Euclides Bandeira, margeando o Rio Belém. A ciclovia passa pelo Palácio das Araucárias até o Bosque João Paulo II. No bosque é possível estacionar sua bicicleta em um dos paraciclos e conhecer o Museu Oscar Niemeyer, que fica ao lado.

Seguindo pela ciclovia você pode curtir o caminho - o trajeto é cercado por árvores e acompanha o curso do rio - até o Parque São Lourenço. Para continuar, siga pela Rua João Gava até o Parque das Pedreiras onde estão a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame.

Continuando pela ciclovia, vire à direita na Rua Eugênio Flor (atenção, este trecho não possui ciclovia) e esquerda na Rua Oswaldo Maciel, você chegará ao Parque Tanguá.

Para sair do parque, pegue a lateral esquerda do mirante, siga a Rua Frei Bernardino Tomat até a Rua Domingos Antônio Moro para encontrar a ciclovia novamente. Pegue à direita e siga pela Rua Fredolin Wolf por mais 2,5 km que mesclam boas descidas e algumas subidas para chegar ao Parque Tingui, onde é permitido pedalar na ciclovia interna. Não deixe de visitar o Memorial Ucraniano. Para voltar, o melhor alternativa é aguardar o ônibus da Linha Turismo que para no local.


Nível difícil

 

 

Roteiro Parque Municipal do Iguaçu / Jardim Botânico
Ida – 19,8 km

Ao sair do Passeio Público, siga pela Rua Mariano Torres. A ciclovia acompanhará as seguintes ruas: Conselheiro Laurindo, Cyro Vellozo, Aluízio Finzetto, até próximo ao cruzamento com a Linha Verde. Dali, siga pela ciclofaixa da Avenida Marechal Floriano Peixoto até a rua de acesso ao Parque Municipal do Iguaçu. Você pode estacionar sua bicicleta nos paraciclos que ficam na entrada.

Retorne pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. Se estiver fazendo o roteiro no fim de semana, aproveite para conhecer o Bosque Reinhard Maack, que só abre aos sábados, domingos e feriados. Vire à esquerda na Rua Waldemar Kost até a entrada do bosque. Dentro do bosque é possível fazer trilhas a pé e admirar a vegetação. As árvores nativas são identificadas com placas.

Na saída, continue pela Avenida Marechal. Floriano Peixoto até a Linha Verde, onde você deve virar à direita. Siga por cerca de 4 km até o viaduto que dá acesso à BR-277. Passe por baixo do viaduto e pegue a primeira saída á direita. Logo à frente você terá a Avenida Affonso Camargo. Vire à esquerda e siga por ela até o Jardim Botânico.


Fonte Prefeitura de Curitiba

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Trabalhe com Turismo e Eventos
Estrutura
 
Curta Curitiba, Região e Litoral
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba, Região e Litoral
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
 
Realize seu evento em Curitiba, Região e Litoral
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 - curitibacvb@curitibacvb.com.br