CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Curitiba, a capital da cerveja

« Voltar

 

 

No ano passado, o Instituto Municipal de Turismo lançou um programa que impulsiona a vocação de Curitiba como centro produtor de cervejas artesanais. Chamado de Curitibéra, o programa celebra a capital nacional da cerveja artesanal e maior produtora do Brasil, com cerca de 400 mil litros mensais. Béra é a gíria curitibana para cerveja. A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, explica que o Curitibéra veio para unir os microcervejeiros e posicionar Curitiba como destino turístico para os amantes de cerveja. “A ideia é fortalecer a economia da cidade com a criação de novos produtos turísticos, entre eles um roteiro da cerveja”, afirmou.

O programa surgiu com o objetivo de fomentar ações do setor, como capacitações a apoio a eventos. Também foi criado um Mapa Cervejeiro de Curitiba e Região Metropolitana. O mapa elenca 33 empresas que estão aptas a receber visitantes e indica os pacotes turísticos existentes mesclados com visitas às cervejarias, bem como sugere endereços de bares e restaurantes que sirvam bebidas locais.

Um dos bairros da cidade, o Hauer, formado por descendentes de alemães e austríacos, tornou-se um pólo cervejeiro com diversas microcervejarias, inclusive com duas que estão entre as três melhores do País, a Bodebrown e a Gauden Bier – reconhecidas no Festival Brasileiro da Cerveja de 2017. As cervejarias da Grande Curitiba receberam 39 medalhas no festival, tornando a região referência nacional da indústria da cerveja artesanal. Curitiba conta ainda com aproximadamente 500 cervejeiros caseiros segundo a Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses.

A cidade conta também com produtos turísticos exclusivos, como o Beer Train - um passeio de trem pela Serra do Mar com degustação de cervejas artesanais a bordo. Durante o passeio com um dos trechos mais preservados da Mata Atlântica, no Litoral Paranaense, são degustadas cinco cervejas, harmonizadas com pretzels, pães e queijos. A viagem de trem termina com o barreado, prato típico da cidade de Morretes.

Outro atrativo é o evento The12Beers em que os apreciadores podem degustar 12 cervejas especiais em 12 bares diferentes da cidade, em 12 horas.

 

 

 

Fonte Where Curitiba e Prefeitura de Curitiba

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 9916-1411(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br