CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Curitiba apresenta roteiro turístico para o público infantil

« Voltar

 

Um roteiro turístico elaborado exclusivamente para as crianças, com informações e opções de entretenimento em Curitiba, para que elas possam curtir, aprender e brincar. Essa é a ideia do “Curta Curitiba com as Crianças”, roteiro lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira (9), no mirante da Torre Panorâmica, um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba.

O itinerário é composto por 16 pontos turísticos com infraestrutura para que o público infantil e seus familiares possam se divertir, independentemente de serem visitantes ou residentes em Curitiba. Um dos objetivos é contribuir para a formação continuada das crianças proporcionando a possibilidade de assimilar conhecimentos dos locais visitados de forma prazerosa e lúdica, através da observação e da interatividade.

“Muitas vezes o próprio morador da cidade não tem incentivo para conhecer os pontos turísticos de Curitiba e a criação do roteiro incentiva as crianças. Também é uma oportunidade para os pais curtirem a cidade com seus filhos e para mostrar aos visitantes que Curitiba tem muitas opções que vão além dos pontos tradicionais”, disse o prefeito Gustavo Fruet.

Para a elaboração do roteiro foram escolhidos pontos com atividades culturais, artísticas, intelectuais, e que estimulem a imaginação e a criatividade, bem como o convívio social das crianças. “O roteiro tem a proposta de fazer com que a criança tenha experiências positivas que contribuam com a sua formação. Cada atrativo foi cuidadosamente avaliado para que possa oferecer diversão e momentos de lazer às crianças e, ao mesmo tempo, ser um instrumento de apoio à educação. Queremos despertar na criança a vontade de conhecer e aprender. Pois quem conhece, cuida, e quem cuida tem muito prazer em divulgar”, explicou o presidente do presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur), Caique Ferante.

Aproximadamente 30 crianças do 3ª ano da Escola Municipal Prefeito Linneu Ferreira do Amaral foram convidadas especialmente para o evento. A aluna Drielle Louise Silva, de 8 anos, leu uma redação desenvolvida por toda a turma sobre a importância de Curitiba desenvolver um roteiro infantil.

O projeto “Curta Curitiba com as Crianças” foi idealizado pelo Ctur, que também trabalhou a ideia de valorizar ainda mais o turismo de lazer em Curitiba, já que o turismo de negócios está consolidado na cidade. Segundo dados da CCVB, 42% dos turistas que vieram para Curitiba no último ano, vieram a lazer.

“O turismo de lazer engloba o público familiar e é importante incluir temas voltados às crianças. O turismo deve ser sempre inclusivo, deve ser pensado para todas as pessoas, de todas as idades”, ressaltou a diretora de Turismo do Ctur, Cristiane Santos.

“O turismo é sem dúvida um dos fatores de desenvolvimento da cidade. Curitiba, pelo seu perfil, é uma cidade prestadora de serviço”, comentou Fruet.

Projeto

O roteiro infantil nasceu da premissa em atender à demanda frequente nos Pontos de Informações Turísticas (PITs) e Disque Turismo por locais onde é possível ir com crianças em Curitiba e não somente em períodos de férias escolares.

Para atender a essa demanda foram escolhidos 16 locais administrados pelos poderes municipal, estadual ou entidades sem fins lucrativos que tenham equipamentos destinados a atender o público infantil. Um folder contendo um breve descritivo dos pontos turísticos com as atividades oferecidas às crianças também foi desenvolvido.

Nesta primeira edição do roteiro infantil foram escolhidos o Bosque Alemão, Gibiteca, Parque São Lourenço, Museu Oscar Niemeyer, Passeio Público, Jardim Botânico, Planetário Digital, Bosque Reinhard Maack, Zoológico, Teatro Dr. Botica, Bondinho da Rua XV, Biblioteca do Paraná, Teatro do Piá, Torre Panorâmica, Parque Barigui e Museu da Vida.

Os folders do projeto “Curta Curitiba com as crianças” têm tiragem de 15 mil exemplares e serão disponibilizados nos sete PITs em funcionamento na capital: CTur, Rua 24 Horas, Torre Panorâmica, Aeroporto Afonso Pena, Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (ACISF), e nos estádios Couto Pereira e Arena da Baixada.

Nem todos os pontos turísticos destacados no roteiro são gratuitos. 

Crianças

Os alunos da 3ª série da Escola Municipal foram convidados a participar do evento devido a série de atividades escolares desenvolvidas em sala de aula com temas relacionados a Curitiba, inclusive sobre os pontos turísticos, instigados pela professora Cristiane Lopuch Nogueira. “O aspecto mais relevante do trabalho foi o progresso dos estudantes quanto à leitura, compreensão de mensagens e busca por conhecimentos. O resultado foi muito significativo”, afirmou a professora. “Os alunos estão maravilhados. Tanto pelo passeio quanto pela valorização daquilo que estudaram. Acredito que eles vão ser pessoas muito mais conscientes com o cuidado da nossa cidade”, complementou Cristiane.

Após a visita a Torre Panorâmica, os alunos foram convidados a visitar um dos pontos turísticos contemplados no projeto: o Museu Oscar Niemeyer. O deslocamento foi feito em um ônibus jardineira.

“Eu gostei do roteiro porque muitas vezes o adulto fala que vai em tal lugar e a criança não acha divertido. Por isso inventaram o roteiro, para quando as crianças forem passear, irem em lugares legais”, disse o estudante João Pedro Martins de Souza, que tem vontade de conhecer o Parque São Lourenço.   

“O mais legal do passeio (na Torre Panorâmica) é que a gente consegue enxergar tudo aqui de cima”, comentou a estudante Samara Souza, que aprovou o roteiro e pretende conhecer o Bosque do Alemão, "porque tem a bruxa contando histórias".

Todas os estudantes foram presenteados com um cata-vento, marca deste novo projeto do Ctur e da Prefeitura de Curitiba, e um folder do “Curta Curitiba com as crianças”. 

Também participaram do evento diretoria e funcionários do Ctur além de representantes do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), Sebrae e Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba.


Fonte Instituto Municipal de Turismo

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Sala de Imprensa
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
Programa Vem Ver Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br