CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Curitiba cria mais um espaço para incentivar a leitura

« Voltar

 
O Box da Leitura, espaço criado para incentivar a prática da leitura, foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (31) no Mercado Central de Curitiba, na Praça Rui Barbosa. O Mercado também recebeu uma nova pintura, através do projeto “Tudo de cor para você”, uma parceria das empresas Tintas Coral e Balaroti com a Prefeitura Municipal.

As novidades do Mercado fazem parte das comemorações pelo aniversário de 321 anos de Curitiba e foram entregues com a presença do prefeito Gustavo Fruet. Ele participou de forma simbólica da pintura de uma das paredes da fachada do prédio.  

O Box da Leitura é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba e Urbs e trabalha com a mesma dinâmica do projeto Tuboteca: as pessoas podem pegar um livro de cada vez para ler, com o compromisso de devolvê-lo ao término da leitura. No local também ficará disponível uma caixa para receber doações de livros. “É um local que fica ao lado do restaurante popular e com grande movimento. É unir o útil ao agradável e dar mais um canal de incentivo à leitura e de convivência para a população que frequenta o Mercado Central”, disse Fruet. 

Segundo a chefe do núcleo da Fundação Cultural na Rua da Cidadania Matriz, Lilian Ribas, caberá à Fundação Cultural fazer a seleção dos títulos de livros que ficarão disponíveis aos interessados. No Box da Leitura haverá um funcionário responsável pelo espaço, que dará assistência e informações aos leitores.

A dona de casa Viviane Bordim foi a primeira a emprestar um livro no local. Acompanhada de duas crianças, ela escolheu o “Ponto de Impacto”, de Dan Brown. “Estou sempre lendo e acho importante esse local. Pegar o livro e devolver aqui facilita bastante”, comentou Viviane, que também tem a intenção de doar alguns livros ao Box da Leitura.      

Espaço

O Mercado Central é administrado pela Urbs e atualmente conta com 138 permissionários que comercializam diversos produtos entre artesanato, frutas e verduras, lanches e alimentação. O Centro Comercial Rui Barbosa, parte externa do prédio da Rua da Cidadania Matriz, é outra estrutura que complementa a área.   

Esses equipamentos foram beneficiado com o projeto da Tintas Coral que, desde 2010, tem melhorado espaços de Curitiba, como o Hospital Pequeno Príncipe, a Igreja do Rosário, a Igreja do Largo da Ordem, a Vila das Torres (Comunidade em Cores), o Museu Oscar Niemeyer, a Praça Tiradentes, o Corpo de Bombeiros de Curitiba, a Igreja do Portão, o Santuário do Carmo, a Casa Gomm e a Rua Riachuelo. Além de dar uma “cara nova” aos estabelecimentos, o projeto socioambiental da empresa oferece ainda treinamento e capacitação de pintores. Para esta 12ª intervenção em Curitiba cerca de dez integrantes da ONG ACGB Vida Urbana vão participar das aulas.

Para a pintura da Rua da Cidadania Matriz foram destinados 600 litros de tintas. Os trabalhos de pintura duraram por cerca de 60 dias. “É a revitalização de um dos espaços mais importantes de Curitiba, com um comércio consolidado e que tem de ser valorizado”, afirmou Fruet.

A escolha dos locais beneficiados pelo projeto da Tintas Coral é feita de acordo com a relevância do espaço para a sociedade. De acordo com o gerente de Marketing Institucional da empresa, Marcelo Abreu, o projeto “Tudo de cor pra você” busca trazer a transformação e o bem-estar às comunidades, além de despertar o desejo de preservação na população.

Também participaram da entrega da nova pintura do prédio e do Box da Leitura o administrador regional da Matriz, Maurício Figueiredo Lima Neto e demais representantes da estrutura da administração Matriz, além do diretor da Guarda Municipal, Inspetor Claudio Frederico de Carvalho. 


Fonte Bem Paraná

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 9916-1411(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br