CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Curitiba entre as cidades mais procuradas para eventos

« Voltar

 

Uma pesquisa do Ministério do Turismo publicada nesta quinta-feira (24/8) confirma a forte vocação de Curitiba para o turismo de negócios. Embora seja a oitava colocada no ranking das cidades mais populosas do País, Curitiba supera outras grandes metrópoles quando o assunto é turismo de negócios. A capital do Paraná foi o terceiro destino mais procurado por estrangeiros que vieram ao Brasil fazer negócios ou participar de eventos e convenções no ano passado. Ficou atrás somente para São Paulo e Rio de Janeiro.

O segmento motivou 32,5% dos visitantes internacionais que visitaram a cidade no ano passado. Argentina (12,2%), Estados Unidos (11,6%), Paraguai (10,9%) e Alemanha (7,2%) foram os principais países emissores.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, ressalta que a Prefeitura vem trabalhando para fomentar o turismo de forma geral. Desde início do ano, o Instituto já promoveu 31 capacitações em diferentes setores do mercado, como atendentes do Disque-Turismo, taxista, entre outros. “A ideia é que a cadeia de serviços esteja preparada para bem receber o turista”, explica.

O Instituto também tem um setor especializado em atender realizadores de eventos, uma forma de facilitar a produção de congressos, simpósios, conferências e shows na cidade. Em parceria com o Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e donos de espaços para eventos, já foram captados 16 eventos neste ano. “Este é um número que pode aumentar, temos agenda até 2022”, conta Tatiana. “Além disso, desde início até o fim do ano temos, por enquanto, 51 eventos apoiados”, salienta Tatiana.

Bem colocada

Curitiba está também entre as dez cidades brasileiras que mais realizaram eventos internacionais, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês). “A disponibilidade de centros de eventos e convenções de vários portes e a grande oferta de hospedagem são indicativos deste posicionamento privilegiado da capital paranaense no ranking do turismo internacional no país”, comenta a diretora substituta da Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas do MTur, Gilce Battistuz.

No ranking dos principais destinos de negócios no turismo internacional do País, segundo a pesquisa de Demanda Internacional do Ministério do Turismo, aparecem, depois de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Foz do Iguaçu, Salvador, Brasília e Florianópolis, nessa ordem. São Paulo e Rio de Janeiro concentram mais de 70% dos estrangeiros que estiveram no Brasil a negócios.

Eventos

O calendário de eventos da Prefeitura, por exemplo, prevê a realização de 14 eventos no período de agosto a dezembro deste ano, seis deles internacionais. Para abrigar tais atividades estão disponíveis 128 espaços com capacidades diversas, inclusive acima de mil pessoas. Dos centros de eventos listados, 57 estão localizados em hotéis de diversas categorias.

Negócios

Segundo a Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp), o turismo de negócios movimentou R$ 5,51 bilhões no primeiro semestre deste ano. O volume equivale a um aumento de 9,13% nas vendas, na comparação com o mesmo período de 2016. O levantamento trata de informações dos segmentos de hotelaria, locação de veículos, companhias aéreas e outros serviços de lazer e eventos.


Fonte Prefeitura de Curitiba

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Trabalhe com Turismo e Eventos
Estrutura
 
Curta Curitiba, Região e Litoral
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba, Região e Litoral
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
 
Realize seu evento em Curitiba, Região e Litoral
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 - curitibacvb@curitibacvb.com.br