CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Descubra Curitiba: um roteiro turístico de acordo com o seu estilo

« Voltar

 

 

Pegar o ônibus da Linha Turismo em Curitiba é uma das melhores formas de conhecer a cidade e suas atrações turísticas, mesmo para os moradores locais. Infelizmente, o que muita gente esquece é que das 25 paradas que o ônibus faz, o ingresso só permite apenas 4 reembarques. Ou seja: você tem que decidir apenas alguns pontos para descer e explorar, ou pagar mais R$ 45 em uma nova cartela de tíquetes.

Tarefa difícil? Para te ajudar a decidir quais atrações mais valem a pena para uma paradinha, a redação do Guia Gazeta do Povo + Clube criou três roteiros diferentes, para perfis diferentes de turistas, sendo eles: os amantes da natureza, aqueles que curtem cultura e gastronomia ou os que vão atrás do turismo histórico.

A Linha Turismo circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. O roteiro oficial começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos, onde os ônibus passam a cada 30 minutos e percorrem aproximadamente 45 km em cerca de três horas. Os ingressos da cartela de tíquetes também não precisam ser usados todos no mesmo dia da compra, já que não tem validade.


Roteiro Natureza

Quem curte programas ao ar livre tem bastantes opções de paradas: a começar pelo clássico Jardim Botânico e com paradas também no Passeio Público (antigo zoológico), é possível seguir para o Bosque do Papa (com direito a uma parada gastronômica) para conhecer o Memorial da Imigração Polonesa. Na Unilivre, além de uma bela vista, você ganha uma lição de ecologia com a arquitetura integrada ao meio-ambiente. O passeio pode se encerrar no Parque Barigui, possivelmente o mais curitibano dos muitos parques que a cidade oferece, após uma passadinha no São Lourenço, Tingui e Tanguá. No Barigui, aproveite para caminhar na companhia das capivaras.


1. Jardim Botânico

2. Passeio Público

3. Bosque do Papa - Memorial da Imigração Polonesa

4. Universidade Livre do Meio Ambiente - UNILIVRE

5. Parque São Lourenço

6. Parque Tanguá

7. Parque Tingui

8. Parque Barigui
 

Roteiro Cultura e Gastronomia

Se passear o comer bem é o seu lema (ainda mais quando se pode conhecer os patrimônios culturais e arquitetônicos da cidade), este é o roteiro certo para você. Escolha o passeio num domingo e comece pela Feirinha do Largo da Ordem. Lá, além de conhecer melhor e encontrar artesanato local, você pode experimentar alguns pratos típicos da culinária paranaense.

Em outros dias você pode ir direto para a Rua 24 Horas e passar pelo Mercado Municipal, seguindo para o Museu Oscar Niemeyer e para a Ópera de Arame, dois dos cartões-postais mais famosos da cidade. Na mesma parada você ainda conhece a Pedreira Paulo Leminski, que recebe os maiores shows na cidade. O bairro gastronômico local é Santa Felicidade, aproveite para degustar queijos e vinhos na Adega Durigan. E, se você conseguir encerrar seu passeio no fim da tarde, ganha o bônus de ver a vista do pôr do sol em Curitiba do alto da Torre Panorâmica.


1. Feirinha do Largo da Ordem

2. Rua 24 Horas

3. Mercado Municipal

4. Paço da Liberdade

5. Museu Oscar Niemeyer

6. Ópera de Arame - Pedreira Paulo Leminski

7. Santa Felicidade

8. Torre Panorâmica

 

Roteiro Histórico

A primeira parada no Largo da Ordem é onde você deve passar mais tempo se quiser fazer o roteiro histórico, foi ali, na região conhecida como centro histórico, onde tudo começou. Você vai visitar as ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, o Memorial de Curitiba e o Museu Paranaense.  O Bosque Alemão é um encerramento lúdico para esse roteiro mais denso, e as crianças também vão amar a trilha de João e Maria.


1. Centro Histórico - Museu Paranaense

2. Praça Tiradentes

3. Museu Ferroviário

4. Teatro Paiol

5. Bosque Alemão

 

 


Fonte Gazeta do Povo

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 9916-1411(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br