CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Fase erudita da Oficina reúne 933 músicos

« Voltar

 

Professores e alunos do Brasil e do exterior iniciaram nesta sexta-feira (9), na Universidade Técnica Federal do Paraná, as aulas das fases de música erudita e música antiga da 33ª Oficina de Música de Curitiba. Até o dia 17 de janeiro, mais de 60 professores e 933 músicos-alunos participarão dos 34 cursos oferecidos na primeira fase do evento. Entre os alunos brasileiros, quase metade dos 900 participantes vem do Rio de Janeiro (462); entre os 33 estrangeiros, os argentinos são maioria (16).

Alguns dos inscritos retornam a Curitiba, como o flautista argentino Manoel Daverio, que participa pela segunda vez da Oficina. “É um evento muito importante, não só pelos professores, mas pelo intercâmbio com os outros músicos. Temos este ano grandes professores e uma ótima organização. Vou participar da fase de música erudita e também da fase de música popular da Oficina”, confirma ele, que toca flauta há sete anos e participa da Orquestra Popular da Universidade de Buenos Aires e de uma big band de jazz.".

Daverio, que se diz apaixonado pela capital paranaense, tanto pelo design como por sua gente, acompanhou nesta segunda a aula do professor Mauricio Freire Garcia, músico mineiro que vem pela terceira vez à Oficina de Música. “Passei alguns anos sem vir à cidade, mas sempre gostei muito da Oficina e agora estou retornando. Curitiba tem uma infraestrutura impressionante para as artes em geral, como o Teatro do Paiol, o Guaíra, Ópera de Arame, o Canal da Música, a Capela Santa Maria, algo que poucas cidades têm, e é muito interessante a cidade ter um evento que ocupa todos esses espaços”, diz o aluno.
O professor destaca que o importante intercâmbio entre o pessoal da música erudita e música popular na Oficina, que permite o contato tanto de alunos e professores de vários estilos. “Sempre que vim à Oficina encontrei músicos de destaque, que depois seguiram carreira no exterior. É sempre uma surpresa agradável, o evento revela muitos talentos. A grande magia do festival é o intercâmbio, a rede de contatos que se forma entre professores e alunos”, diz Garcia, que atualmente é o primeiro flautista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Quem também está na sua terceira Oficina de Música é o professor e violinista francês David Lefèvre, spalla na Orquestra Filarmônica de Monte Carlo e spalla convidado da Orquestra Gulbenkian de Lisboa. “Adoro voltar a Curitiba e ao Brasil. Nas participações que tive na Oficina sempre pude identificar muitos talentos no violino. Hoje, conheci uma talentosa violinista que toca há apenas quatro anos e fiquei muito impressionado. Se a confiança da organização da Oficina no meu trabalho continuar, sempre aceitarei com prazer os convites para retornar a Curitiba”, afirma.

A 33ª Oficina de Música de Curitiba tem uma extensa programação, que prossegue até o dia 28 de janeiro, incluindo concertos de música erudita e popular e 79 cursos, ministrados por professores de vários países. Serão 20 dias de festival e mais de 50 apresentações. De 18 a 28, os programas são da etapa de música popular brasileira.

Apoios – Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2015 está orçada em R$ 2,2 milhões e tem como principal patrocinadora a própria Prefeitura, além de participação financeira da Copel e da Caixa.

Em 2015, os principais parceiros da Oficina de Música de Curitiba são o Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da França em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Instituto Goethe de Curitiba, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Mais informações sobre a 33ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba


Fonte Bem Paraná

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 9916-1411(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br