CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Férias educativas, porém divertidas

« Voltar

 

 

As férias são tempo de descansar, apenas descansar. Certo? Errado. As férias são tempo longe da escola, mas não precisam ser longe de conteúdo, educação, novidades. A diferença é que nas férias será em companhia dos pais e parentes mais próximos. Em cada passeio,  cada atividade, pode haver sim o conteúdo “escondido” que será assimilado de forma natural.

Um passeio ao zoológico, por exemplo, pode virar uma agradável aula de biologia, com direito a ver como os animais dormem e comem. Na hora de fazer a comida, os pais podem chamar os filhos para a cozinha e ainda pedir que ajudem no cálculo dos ingredientes.  Aqueles antigos jogos de tabuleiros são uam ótima forma de ensinar lógica aos pequenos.

A pedagoga Sônia Oliveira, dá a dica: férias são uma ótima oportunidade paraficarem mais próximos dos filhos, seja vendo um desenho na TV ou em uma viagem. conversar e trocar ideias. “As férias são o momento em que os pais podem estreitar mais os laços com as crianças”, afirmou ela. Idas aos parques e bosques públicos, praças e até realização de brincadeiras e atividades de lazer são essenciais. Segundo Sônia, criar dinâmicas de brincadeiras como fazer desenhos e leituras são interessantes.


CLUBE DO LIVRO FAMILIAR ESTIMULA LEITURA
Estimular a leitura é um desafios interessantes para os pais durante as férias. Uma dica é criar um clube do livro em família. Ele pode ser feito uma vez por semana, desta maneira: primeiramente, decide-se quem irá escolher o livro da semana. Todos, então, prestam atenção na leitura, ao redor de uma mesa que pode ter lanches. no melhor estilo piquenique).  Depois todos podem comentar o que mais gostaram e até fazer um desenho ou um teatro.  Cadastre seu filho em uma biblioteca. Muitas delas oferecem programas de leitura com incentivos para o número de livros lidos. As crianças terão uma grande variedade de materiais de leitura, todos de graça. Em Curitiba, além da Biblioteca Pública, no Centro da Cidade, há várias bibliotecas espalhada pela cidade em parques e o Farol do Saber.

Levar  seu filho à livraria com frequência também é um programa especial para as férias,.Os espaços para crianças estão cada vez mais atrativos, com ambientes para que eles possam se sentar e manusear os livros e nas férias costumam ter  contação de histórias.

Lembre-se que os livros devem ser escolhidos de acordo com a faixa etária. Crianças pequenas adoram livros-dobraduras (aqueles em que o desenho "salta" do livro quando se viram as páginas), livros à prova d'água, para a hora do banho, livros de pano e livros de páginas duras e resistentes – ou seja, que elas podem segurar e manusear facilmente.  Para escolher as obras para os maiores consulte sites, peça uma lista para a escola ou pesquise nas livrarias.


MANEIRAS LEGAIS DE APRENDER

Pequenos cozinheiros = matemática
Já que as crianças  adoram ajudar na cozinha, não é mesmo,  que tal chamá-los para fazer uma receita e peça ajuda para calcular medidas. 

Diário de férias = redação
Incentive a escrita fazendo um diário de viagem. Pode até ter espaço para colagens, como ingressos do cinema e fotos. ótimo exercício de redação. 

Passeios = cultura e artes
Museus, exposições, teatro e até uma sessão de cinema podem virar uma aula. Prefira locais que tenham assuntos do interesse do seu filho para que o passeio seja aproveitado ao máximo. Pesquise as exposições em cartaz na cidade e programe-se. Você também pode transformar sua casa em um ateliê e pedir que cada um crie um quadro sobre a exposição que viu.

Restaurantes = geografia 
Uma ida a um estaurante italiano ou japonês pode ser uma boa aula de geografia. Que tal pesquisar a origem dos pratos antes do almoço ou jantar?

Zoológico = biologia
Uma visita ao zoológico pode virar uma alegre aula de biologia que mais tarde pode virar uma divertida história em quadrinhos.

Jogos = raciocínio
Jogos de tabuleiro são uma ótima forma de reunir a família e estimular o raciocínio.

Jardinagem = botânica e artes manuais
Chame os pequenos para fazer o jardim com você.  Vão adorar mexer na terra e aprender sobre as espécies de plantas. 

Planejar a viagem = pesquisa
Peça para o seu filho fazer um planejamento da viagem de férias. Ele pode usar um guia ou a internet para procurar informações sobre o destino da família. Vale quadro de planejamento. Um verdadeiro trabalho que pode valer 10.

Viagem = geografia, história
Vão para a praia, vale uma aula sobre os oceanos. Vão para para co campo, vale  uma aula de agricultura e geografia. Vão de avião, vale uma aula sobre física.

Fonte: Bem Paraná




 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 9916-1411(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br