CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Festival Folclórico de Etnias do Paraná invade Guairão em julho

« Voltar

 

De 1º a 12 de julho, acontece em Curitiba a 57ª edição do tradicional Festival Folclórico de Etnias do Paraná. Ao longo de 12 noites, o Festival trará ao palco do Guairão apresentações com música, canto e dança de grupos étnicos que simbolizam a cultura de muitos dos povos colonizadores do Paraná, que

Em 2017, o Festival adotou o tema “Folclorize”, convidando o público a entrar em contato e valorizar as muitas tradições que compõem a cultura paranaense, respeitando e celebrando as diferenças. Em 2018 não será diferente. O Festival de Etnias segue com o objetivo de conduzir o público a um caminho de autoconhecimento a partir do contato com a origem, a história e a cultura de seus antepassados. 

Como aquecimento para as noites das apresentações oficiais do Festival, será feito no dia 23 de junho um Cortejo com apresentações prévias dos grupos. A marcha sairá do Teatro Guaíra e seguirá pela Rua XV até a Praça Osório. Será uma oportunidade para o público conhecer um pouco do que será apresentado nas noites do Festival.

História

Quando teve início, o Festival era um evento mais amador e tinha forte caráter de exaltação da pátria de origem dos imigrantes. Naquela época, quem fazia o Festival eram os primeiros imigrantes ou dos filhos deles e a manifestação das origens era inevitável, por conta da saída recente deles da Terra natal, que gerava a necessidade de conexão e identificação com os pares. 
Em 1959, na segunda edição, o Festival já chamava a atenção da população e também da administração pública. Tanto que, neste ano, o Governo do Estado o colocou no calendário oficial. Icônico, o evento também fez parte do roteiro de reinauguração do Teatro Guaíra, depois do incêndio de 1970. Na década de 80, o Governo do Paraná passou a considerar o Festival um evento permanente, de obrigatória realização. 


Realização 
O evento, produzido pela Unicultura (Universidade Livre da Cultura), é realizado por meio de incentivo da FH Consultoria, viabilizado por parceria entre a Aintepar (Associação Interétnica do Paraná) e a Trento Edições Culturais e fomento da Fundação Cultural de Curitiba. O Festival conta ainda com apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra, Shopping Itália, Sesc Fecomércio e Corpo Consular do Paraná. 

Para informações sobre o evento acesse http://curtacuritiba.com.br/evento/festival-folclorico-de-etnias-do-parana-invade-guairao-em-julho/ e fique por dentro das novidades sobre Curitiba.

 


Fonte Bem Paraná

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Trabalhe com Turismo e Eventos
Estrutura
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 9916-1411(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br