CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Lendas do folclore brasileiro ganham vida nos palcos de Curitiba

« Voltar

 

O folclore brasileiro ganhará vida nos palcos de Curitiba durante o “II Festival de Teatro Infantil – Brinque, Lendas Brasileiras”. O evento começa neste sábado (21), e as apresentações seguem até o mês de agosto. Para a estreia, o espetáculo “Iara – uma lenda amazônica”, que é uma integração entre contação de histórias, teatro de sombras e música ao vivo.

Os ingressos para as apresentações custam R$ 11 (meia-entrada) e R$ 16 (inteira). Toda a renda da bilheteria do festival será doada para o Hospital Pequeno Príncipe. “Iara – uma lenda amazônica” vai abrir o evento com apresentações no sábado e no domingo (22), às 16h, no Teatro Bom Jesus.

“Nessa montagem, resgatamos ritmos brasileiros. Uma vez que a lenda é do Amazonas, no norte do Brasil, tivemos essa preocupação de refletir essa brasilidade na música, na sonoplastia, no figurino”, explica a idealizadora da adaptação, Rosy Greca.

Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, a melhor da tribo, e recebia muitos elogios do seu pai que era pajé. Os irmãos de Iara tinham muita inveja e resolveram matá-la à noite, enquanto dormia. Iara, que possuía um ouvido bastante aguçado, os escutou e os matou.

Com medo da reação de seu pai, Iara fugiu. Seu pai, o pajé da tribo, realizou uma busca implacável e conseguiu encontrá-la, como punição pelas mortes a jogou no encontro dos Rios Negro e Solimões, alguns peixes levaram a moça até a superfície e a transformaram em uma linda sereia.

Trio de artistas participa da contação de histórias com música ao vivo (Foto: Divulgação / Valterci Santos)Trio de artistas participa da contação de histórias com música ao vivo (Foto: Divulgação / Valterci Santos)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Sou arte-educadora e trabalho com professores que estão diariamente com crianças. É claro que essas lendas e toda a cultura popular estão se acabando aos poucos devido às novas tecnologias e aos estímulos contemporâneos, como a internet”, analisa.

Para Rosy, é importante a absorção da nova cultura e da tecnologia, desde que as raízes culturais brasileiras não sejam perdidas. “É importante que se tenha um equilíbrio do mundo contemporâneo com nossas manifestações de raiz”.

"Esse conteúdo popular faz parte da formação afetiva das crianças e fará parte da memória afetiva delas. Há vários aspectos emocionais e cognitivos nas brincadeiras de roda e nas lendas. Todo esse acervo cultural é importante que permeie”.

Após “Iara”, a programação dá sequência com a lenda “Boto Cor de Rosa”, nos dias 25 e 26 de abril; “Saci Pererê”, nos dias 30 e 31 de maio; “Negrinho do Pastoreio”, 27 e 28 de junho; “Cabra Cabriola”, 25 e 26 de julho e encerra com “Curupira”, nos dias 29 e 30 de agosto.

Rosy vai produzir mais duas adaptações: “Saci Pererê” e “Cabra Cabriola”. A primeira será teatro com música. Já a segunda está no início da produção e, por essa razão, Rosy ainda não sabe dizer como será retrata. Porém, ela garante que a intenção é diversificar a linguagem em cada espetáculo.

O Teatro Bom Jesus fica na Rua 24 de Maio, nº135, no Centro. Os ingressos podem ser comprados no Disk Ingresso.

Apresentação será no Teatro Bom Jesus (Foto: Divulgação / Valterci Santos)Apresentação será no Teatro Bom Jesus (Foto: Divulgação / Valterci Santos)

Fonte G1

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Sala de Imprensa
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
Programa Vem Ver Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br