CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Ministério do Turismo completa 10 anos

« Voltar

 

 

Para Gastão Vieira, pasta provou nesta primeira década sua importância para desenvolvimento do setor no Brasil, 
mas diz que ainda há muito para avançar.

O Ministério do Turismo (MTur) completa 10 anos nesta segunda-feira (29) com motivos para comemorar. A aprovação do Plano Nacional de Turismo 2013-2016 é uma mostra do empenho da pasta em colocar o Brasil entre as três maiores economias turísticas do mundo até 2022. O PNT estabelece um conjunto de diretrizes, metas e ações que orientam a atuação do MTur, em parceria com outros setores da gestão pública.

 
Outro grande passo é a reestruturação do Programa de Regionalização, uma das principais estratégias de atuação da pasta. O programa visa potencializar o setor em todas as regiões de país. O novo projeto será lançado durante o Encontro Nacional de Turismo, nos dias 15 e 16 de maio.
 
De acordo com o ministro Gastão Vieira, o turismo no Brasil tem ganhado importância no cenário econômico, num panorama que responde por 3,7% do produto interno brasileiro e quase 3 milhões de empregos diretos. “Ainda temos muito que avançar. Atualmente, apenas um em cada quatro brasileiros viaja. O momento é de festa, mas também para reflexão. Devemos lembrar nossas responsabilidades no desenvolvimento potencial do setor no país com foco na geração de emprego e renda”, disse o ministro.
 
Em 10 anos, o MTur investiu cerca de R$ 11 bilhões em obras de infraestrutura em mais de 4 mil municípios. “São dez anos de muito trabalho que viabilizaram a melhoria da qualidade dos destinos turísticos do País, aumentando a competitividade brasileira”, disse o secretário de nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.
 
Para fechar as comemorações com grande estilo, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil arrancou aplausos de um público de cerca de 8 mil pessoas, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, na última quinta-feira. No próximo mês, o MTur lançará um livro de 40 páginas que mostra os efeitos positivos da criação da pasta, tanto na área econômica como na social. A publicação revela como as ações do ministério contribuem para a redução das desigualdades sociais com a geração de emprego e renda.
 
Segundo o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, esses dez anos foram os primeiros passos de uma longa caminhada. “O turismo brasileiro é o primeiro no mundo em potenciais naturais e belezas cênicas, e tem um dos maiores acervos culturais do planeta. Nossa dimensão continental, ainda pouco explorada para o turismo, nos faz lembrar a agroindústria brasileira, uma das maiores do mundo. Podemos também no turismo transformar-nos numa potência. Esse é o trabalho do MTur”, disse Lummertz.
Com Informações - MTur



 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Sala de Imprensa
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
Programa Vem Ver Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br