CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Nas férias de inverno, aproveite para conhecer Curitiba

« Voltar

 

Cidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste têm enfrentado altas temperaturas mesmo durante o inverno “tropical” brasileiro. A solução para muitos viajantes que buscam climas mais amenos e temperaturas mais baixas é viajar para o Sul do país, e Curitiba tem sido um dos destinos turísticos mais procurados especialmente nos meses de junho, julho e agosto, durante o inverno. 

Além de ser uma das capitais brasileiras com os melhores índices de desenvolvimento e qualidade de vida, chamada de “cidade modelo”, a capital do estado do Paraná é a maior cidade do sul do Brasil, e possui muitas atrações para quem busca boa gastronomia, entretenimento, cultura, com ótima infraestrutura turística.

Segundo pesquisa realizada pelo portal Hoteis.com, em 2015, a procura por pacotes na cidade aumentou em 36%, em relação ao mesmo período no ano passado, o que fez com que Curitiba ficasse em 14º lugar no ranking das localidades brasileiras mais procuradas para turismo durante o inverno.

São milhões de visitantes, que vão para a cidade desfrutar dos seus belos parques, restaurantes, museus e festivais. Segundo o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, a cidade deverá receber até quatro milhões de visitantes só este ano. A capital atrai principalmente turistas de outros estados próximos, como Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul, especialmente, por conta de promoções e ofertas de 
passagem de ônibus para Curitiba , o que contribui para uma viagem mais barata e econômica.

Jardins e parques

Uma dica econômica e acessível é aproveitar os passeios ao ar livre pela cidade. O jornalista e professor Fábio Freire dá a sugestão. “A cidade é linda e os parques são imperdíveis. Gostei especialmente do Jardim Botânico. O legal é pegar um ônibus turístico jardineira e apreciar as belezas da cidade”. O Jardim Botânico de Curitiba, também chamado de Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter é um dos principais pontos turísticos da cidade, onde está localizado o mais famoso cartão postal de Curitiba, a estufa principal de ferro e vidro, de estilo art nouveau e rodeada por belos jardins franceses.

História, arte e cultura

Curitiba tem ótimos museus e dentre os mais famosos e visitados podemos citar outro de cartão postal da cidade, o Museu Oscar Niemayer (MON). Projetado pelo mais célebre arquiteto brasileiro, o museu é formado por um complexo de dois prédios, com uma construção anexa em formato de olho e abriga exposições nacionais e internacionais, além de possuir lojas, cafés e um espaço exclusivo permanente em homenagem a Niemeyer. Há ainda o Museu Paranaense, que conta a trajetória da cidade e abriga peças históricas, e o Memorial Ucraniano, que presta uma homenagem aos primeiros imigrantes europeus que chegaram à cidade, com construções típicas ucranianas localizadas em um belo parque, que também serve de palco para apresentações folclóricas e festivais típicos. 

Feiras e Gastronomia

Além de influenciar profundamente na cultura e no modo de vida curitibano, os imigrantes deixaram profundas marcas na culinária local. Para quem quiser experimentar a culinária ucraniana, uma dica é conhecer o BarBaran. Natália Pinheiro, consultora em alimentação infantil que morou alguns anos em Curitiba recomenda que os turistas provem o prato típico chamado “varenek”. “É uma espécie de pastel cozido ucraniano muito bom. Comida dos deuses”. O bar, que fica dentro da Sociedade Ucraniana, oferece outras opções deliciosas, com preço honesto e qualidade.

Além de restaurantes para gostos variados, Curitiba realiza muitos festivais com eventos gastronômicos e shows musicais, como o Festival de Inverno, e o Festival do Centro Histórico. Há ainda as feiras gastronômicas ao ar livre, como a feira da Praça da Ucrânia, ou Feira Noturna do Champagnat, que acontece às sextas-feiras, e, durante o dia, há a Feira do Largo da Ordem, nas manhãs de domingo, com muitas opções artesanais para compras.


Fonte Postal R7

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 9916-1411(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br