CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba completa 5 anos com resultados

« Voltar

 
O aniversário de cinco anos do Núcleo de Turismo  Receptivo de Curitiba será comemorado com um ‘presente’ para a cidade. As empresas do grupo vão lançar novos roteiros turísticos para Curitiba e Região. Está programada uma entrevista coletiva, para a apresentação das novidades, que contará com a presença do grupo de humor “Tesão Piá” e será realizada nesta quinta-feira, dia 31, às 8h30, no Paço da Liberdade Sesc PR, que fica na Rua Generoso Marques, nº 180.
O Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba foi fundado em 2008, com o apoio e incentivo do Sebrae/PR, mas foi formalizado apenas em 2011. Seu principal objetivo é melhorar e articular o setor de turismo receptivo no Estado, com a criação de novos roteiros que são comercializados por agências de turismo de todo o mundo.

A consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, destaca que os empresários têm muito o que comemorar. “Nossa região sempre teve uma imagem muito boa, mas não tinha muito a oferecer para os turistas. Os passeios se limitavam a city tours convencionais, visitas à Ilha do Mel, passeios de trem pela Serra do Mar e à Vila Velha. Nesses cinco anos, o Núcleo trabalhou para criar novas rotas e, com certeza, conseguiu seu objetivo de tornar a cidade mais interessante sob o ponto de vista turístico”, relata Patrícia.

Hoje, além de manter esses produtos tradicionais, o Núcleo oferece muito mais. São pacotes envolvendo a “Curitiba Sustentável”, Curitiba com a área rural da Região Metropolitana, tours de bicicleta, e roteiros que utilizam o transporte público e que valorizam a natureza e história local, como exemplo “Curitiba Multicultural”, “Rota das Aves” e “Colônias Curitibanas”.

O presidente do Núcleo, Adonai Aires de Arruda, afirma que o maior desafio do grupo tem sido mostrar que Curitiba não é uma cidade voltada apenas ao turismo de negócios. “Opções não faltam. Se o turista quisesse experimentar todos os nossos roteiros, ele teria que ficar um mês na cidade e ainda faltaria tempo. Temos potencial cultural, gastronômico e natural e muita criatividade para criar roteiros interessantes e inusitados”, afirma a Arruda.

Atualmente, seis agências e operadoras compõem o Núcleo. Uma delas é a Kuritibike, fundada em 2010 e que se destaca por ser a primeira empresa de cicloturismo urbano do Brasil. A ideia do negócio é simples: criar roteiros para serem feitos de bicicleta.

O sócio e criador do Kuritibike, Gustavo Carvalho, afirma que o apoio do Núcleo foi primordial para garantir o sucesso do empreendimento. “O contato com empresas maiores, que também integram o grupo, e as consultorias do Sebrae/PR me ajudaram a crescer. Comecei com três roteiros e hoje meu leque de opções aumentou para oito”, relata o empresário.

A evolução do Núcleo propiciou conquistas importantes para a organização como parceria com a Prefeitura de Curitiba, que no momento está sendo reestruturada, para que os empresários tenham um ponto de venda na Rua 24 Horas. Além disso, os empresários foram convidados a apresentar seu trabalho em Salvador, João Pessoa e em São Paulo, cidades que se interessaram copiar a ideia curitibana.

O presidente do Núcleo revela que o desafio para os próximos cinco anos é promover Curitiba internacionalmente. “Conseguimos colocar a cidade na carteira de roteiros de quase 100% das operadoras mundiais, mas precisamos alavancar as visitas de turistas estrangeiros. Esse é um dos objetivos previstos em nosso plano de negócios”, projeta.

A consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, acredita que o objetivo dos empresários poderá ser alcançado se eles aproveitarem as oportunidade geradas pela Copa do Mundo. “Hoje não somos tão conhecidos no mercado intencional, sob o ponto de vista do turismo. A Copa deve mudar isso, mas precisamos continuar oferecendo produtos inovadores e fazendo a manutenção daqueles que já ofertamos. É preciso se reinventar para aproveitar o bom momento que vem por aí”, conclui Patrícia.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, seis regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes.

 


Fonte release@comuniquese2.com.br

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Sala de Imprensa
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
Programa Vem Ver Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br