CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Número de turistas mais que triplica em Curitiba

« Voltar

 

Curitiba, a cidade sorriso e de muito pinhão, é também a terra de muitos turistas. De acordo com estimativa do Instituto Municipal de Turismo (IMT), todos os anos a Capital recebe entre 3,45 milhões e 3,72 milhões de visitantes, número que revela a evolução do setor na cidade ao longo das últimas duas décadas. Em 2000, por exemplo, o município havia recebido 1,1 milhão de visitantes. Ou seja, em 15 anos o número de pessoas que visitam Curitiba cresceu 238%.

O mês de maior movimento turístico na Capital é janeiro, época de férias e verão (o que, como todo curitibano sabe, não significa necessariamente calor). No primeiro mês do ano, segundo o Instituto, cerca de 350 mil pessoas aproveitam para conhecer e passear pela cidade, em média nos últimos anos. Já o segundo mês com maior movimento é dezembro, turbinado pelas atrações de Natal, como Coral de Crianças do Palácio Avenida.

Cerca de 29,6% dos turistas que visitam a cidade no último mês do ano têm como principal motivação da viagem as apresentações natalinas. epois do turbilhão turístico entre dezembro e janeiro, no entanto, vem a calmaria. Entre os meses de fevereiro e junho, por conta da volta às aulas e o fim das férias para grande parte dos trabalhadores, o movimento cai para algo entre 270 e 300 mil visitantes por mês, o que não deixa de ser significativo. O turismo de lazer então cede espaço para o de negócios e eventos, responsável por 58% do turismo na Capital, segundo o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB).

Em julho, porém, novamente vêm as férias, e novamente o movimento turístico aumenta, chegando a cerca de 330 mil turistas na cidade. Nos meses subsequentes, volta a ficar na faixa entre 270 e 300 mil visitantes.

Mas afinal, quem são esses visitantes? De onde eles vem? No final do ano passado, o Ministério do Turismo divulgou um perfil do viajante estrangeiro que visitou Curitiba. Dentro desse grupo, que representa cerca de 5% do total de visitantes que vêm à cidade, a maioria são norte-americanos (13,6%), seguidos pelos paraguaios (12,2%) e argentinos (12%). Lazer e negócios se dividem na motivação dos turistas que vão a Curitiba, atraindo, respectivamente, 26,2% e 29% dos visitantes.

Já entre os turistas “nativos”, a grande maioria é do Paraná, segundo revelou um estudo feito em 2012 pelo próprio Instituto Municipal de Turismo. Na ocasião, descobriu-se que 30,4% dos que visitam a Capital moram no próprio Paraná.

Fonte: Bem Paraná




 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Sala de Imprensa
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
Programa Vem Ver Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br