CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Ópera infantojuvenil faz releitura de clássicos em montagem inédita

« Voltar

 

A Capela Santa Maria Espaço Cultural abriga, neste fim de semana, apresentações do espetáculo Beco, arranjo operístico em um ato, em homenagem ao centenário de nascimento do compositor inglês Benjamin Britten (1913 – 1976). A colagem de cenas de óperas consagradas estará a cargo do coro infantojuvenil curitibano Papo Coral, em uma releitura contemporânea, divertida e com elementos brasileiros, sob a direção cênica de Carlos Harmuch. O ensaio didático gratuito acontece às 20h de sexta-feira (6), sendo que as sessões estão agendadas para sábado (7) e domingo (8), também às 20h.

A narrativa envolve um grupo de jovens e crianças que se encontram em um beco, onde um universo musical se revela. A fantasia e sonhos das personagens quebram as barreiras entre o real e o imaginário. A produção proporciona um grande passeio pelo mundo operístico com uma linguagem cênica atemporal. “Como a presença das crianças nas óperas é sempre uma luz, uma brincadeira, uma esperança, em contraste aos dramas densos desse gênero, o espetáculo é contagiante e apropriado para o espírito de fim de ano”, destaca a idealizadora do projeto e diretora do Papo Coral, Cristiane Alexandre. 

Com cerca de 35 cantores em cena, a montagem é inteiramente legendada e conta com solos interpretados pelos convidados Kalinka Damiani e Claudio de Biaggi. Dentre as cenas selecionadas estão A Flauta Mágica (Mozart), Carmen (Bizet) e Macbeth (Verdi), sendo que um dos pontos altos fica por conta de uma sequência de Sonho de Uma Noite de Verão, do compositor homenageado Britten, inédita em Curitiba.

 Nos figurinos de Gustavo Krelling, personalidades da cultura popular brasileira, como Chacrinha e a seleção canarinho, contracenam com personagens clássicos do teatro e da literatura europeia, como William Shakespeare, tendo graffiti ao fundo. A produção executiva é da Paideia Produções Artísticas, com direção musical de Joaquim Paulo do Espírito Santo e direção cênica e conceito de Carlos Harmuch, coautor do projeto.

 Carlos Harmuch é brasileiro, mas vive há anos na Suíça. Lá, divide seu tempo entre a direção de espetáculos e a formação profissional de cantores cênicos. Reco­­nhe­­cido no meio musical europeu co­­mo especialista em óperas barrocas, Harmuch dirigiu em 2009 a obra La Descente d’Orphée aux Enfers, de Marc-Antoine Charpentier, na noite de gala dos 50 anos do Festival de Flandres, na Bélgica. Também foi professor convidado da Academia Europeia de Música Antiga de Ambronay (França) e tem mestrado em Ópera e Dramaturgia pela Universi­dade de Sorbonne, em Paris.

Provocando um encontro agradável no palco entre passado, presente e futuro, Beco é um espetáculo para todas as idades. Uma síntese do que as crianças, jovens e adultos podem aprender com aquilo que passou para reinventar um futuro sempre mais colorido e criativo.

 

Serviço:

Ópera Ilustrada com o espetáculo Beco (arranjo operístico em um ato), em homenagem ao centenário de nascimento do compositor inglês Benjamin Britten (1913 – 1976), a cargo do grupo infantojuvenil curitibano Papo Coral, reunindo cenas de coros infantis das obras de Benjamin Britten, Wolfgang Amadeus Mozart, Giacomo Puccini, Georges Bizet, Engelbert Humperdinck, Giuseppe Verdi, Maurice Ravel e Heitor Villa-Lobos. Direção cênica de Carlos Harmuch.

Datas, horários e ingressos: dia 6 de dezembro (sexta-feira), às 20h, ensaio didático gratuito; sessões dias 7 e 8 de dezembro de 2013, às 20h, com ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Pagamento somente em dinheiro.

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro).

Duração do espetáculo:  1 hora

Classificação: livre

 




 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 9916-1411(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br