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Oportunidade de comercialização

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O QUE É?

Em 2013, inseriu-se no Planejamento Estratégico do Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau – CCVB – o programa de criação de Novas Fontes de Receitas, que entre as ações identificou potenciais pontos de vendas de produtos artesanais e/ou indústrias que se caracterizem como souvenir ou brindes promocionais do destino.

A avaliação favorável à rentabilidade desses pontos, somados ao incentivo do projeto Sou Curitiba – gerenciado pelo SEBRAE, levou a elaboração deste edital, propondo a terceirização dos pontos a uma empresa especializada, que possa gerenciar com experiência e valor agregado.

 

OBJETIVOS DA TERCEIRIZAÇÃO PARA O CCVB

v  Gerar nova fonte de receita para o CCVB

v  Oferecer produtos diferenciados com alto valor agregado e vinculados à imagem de Curitiba e região

v  Criar relacionamento com o mercado corporativo, gerando oportunidade para também apresentar campanha “eu apoio a Room Tax/Doação para o Turismo”

v  Apreciar produção artesanal local e/ou industrial com valor referencial cultural local.

               

PROPOSTA DE VIABILIZAÇÃO

O CCVB concede pontos de comercialização de souvenir e brindes no sistema de terceirização a partir da maior oferta de retorno e qualificação da proposta apresentada.

Para parâmetro, o sistema estabelecido será de comissão ao CCVB, com índice aproximado de 20%, podendo ser revisto em período a ser acordado com empresa vencedora.

As propostas deverão ser apresentadas em mãos sob protocolo à Diretoria Executiva do CCVB no prazo limite, podendo participar empresas associadas ou não a esta entidade, que estejam devidamente constituídas por natureza jurídica com finalidade à que se propõem, estabelecidas na área de abrangência do CCBV e deverão conter os dados cadastrais da proponente (razão social, inscrição no CNPJ, Inscrição Estadual, dados dos sócios e/ou Titular, Capital Social, Referências)  e demonstração das capacidades  financeira e operacional.

A terceirizada deverá ser responsável pelo controle de estoque, relacionamento com clientes e fornecedores e deve ser associada ao CCVB.

O prazo de concessão será de 3 anos, havendo no final do segundo ano, avaliação dos resultados.

O prazo Limite para entrega das propostas é: 20 de junho de 2015.

DETALHAMENTO OPERACIONAL

Neste item descreve-se sobre o mix de produtos, os fornecedores e pontos de vendas.

Mix de Produtos

Poderão ser comercializados produtos artesanais e/ou industriais, produzidos por pessoas físicas e/ou jurídicas. Os produtos artesanais deverão ser de pessoas físicas e/ou jurídicas residentes/instaladas no Estado do Paraná.

Os produtos devem garantir qualidade e o valor referencial cultural, natural local.

Nessas condições, o mix deve atender a diversidade de público.

O mix de produtos nos pontos de vendas disponibilizados pelo CCVB deve ser aprovado por uma comissão interna da instituição. Não poderão ser incluídos produtos sem a aprovação da comissão.

O CCVB é membro do grupo gestor do projeto SOU CURITIBA/SEBRAE e, portanto, comprometido a incluir produtos de seu catálogo, em alguns pontos de vendas, com exclusividade e/ou em sua totalidade.

 

Fornecedores

Será de responsabilidade da empresa terceirizada o relacionamento e as negociações com fornecedores.

A terceirizada poderá ser convocada para acompanhar ou até mesmo representar o CCVB no Grupo Gestor do projeto Sou Curitiba.

 

Pontos de Vendas

Abaixo estão descritos os pontos de vendas disponibilizados pelo CCVB. Importante destacar que nos pontos de vendas articulados pelo projeto Sou Curitiba, há exclusividade de produtos.

- Eventos apoiados pelo CCVB:

O CCVB apóia aproximadamente 80 eventos ao ano, desses, aproximadamente 20, possuem mias de 30% de participantes visitantes na cidade e, assim, o CCVB instala gratuitamente Posto de Informações Turísticas – PIT. A proposta é que a empresa terceirizada monte sua estrutura em conjunto, garantindo que não haja custo de locação de espaço no evento.

Não há exclusividade de produtos neste ponto.

Responsabilidade do CCVB:

                - capacitar profissional que trabalhará para também saber informar sobre o destino.

                - programar a instalação do PIT  e da loja nos eventos;

                - material gráfico e de apoio para informações turísticas;

 

Contatos diretos ao terceirizado para instalação da loja em eventos, devem obrigatoriamente incluir o PIT e ser comunicado ao CCVB.

 

- Barraca Feira do Largo da Ordem

O Projeto Sou Curitiba possui uma barraca para exclusividade de seus produtos na Feira do Largo da Ordem. Embora esteja liberada de licitação a empresa deve obedecer ao decreto que regulamenta seu funcionamento - http://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=174436.

 

- Feiras Especiais na Praça Osório

                As feiras especiais têm por finalidade levar à população produtos especiais artesanais característicos com a temática da vez e/ou culturais locais, visando atender turistas. Ao ano são 4 feiras especiais, com duração de aproximadamente 1 mês. As feiras ocorrem na Praça Osório de segunda a sábado: das 10h as 22horas; e domingo das 14h as 19horas.

Exclusividade de produtos Sou Curitiba;

                Barraca exclusiva para o terceirizado;

                Horário de funcionamento:

                Duração:

                A terceirizada é responsável pela taxa “valor de espaço público”, emitida pelo Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo.

                As barracas serão locadas pelo Instituto Municipal de Turismo, com dimensões de 3X3m.

                A terceirizada deverá cumprir todas as regras estabelecidas nos editais de chamamento público do Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo para cada feira e, se responsabilizar no caso de descumprimento ou infração de alguma delas.

 

- Loja e-commerce

                Web site exclusivo para comercialização dos produtos.

A terceirizada fica responsável pelo desenvolvimento da plataforma e sua gestão, bem como a operacionalização dos produtos comercializados.

Não há exclusividade de produtos, no entanto, o CCVB como membro gestor do projeto SOU Curitiba, deve oferecer todos os produtos catalogados  no portal.

                Ao CCVB cabe disponibilizar banners com links nos portais por ele gerenciados, no app e ações de marketing.

No portal e-commerce, o CCVB deverá ter uma página institucional e, na pagina inicial um banner com link para o seu site.

 

- Vendas corporativas:

                Compreende venda corporativa o oferecimento dos produtos a pessoas jurídicas, sejam elas mantenedoras ou não.

                Deverá haver tabela de preço diferenciado as empresas mantenedoras do CCVB;

                Não há exclusividade de produtos.

                O CCVB disponibiliza espaço para eventuais reuniões com clientes; mailing list;

               

- pontos de comercialização em hotéis, restaurantes e equipamentos turísticos:

                Empresas mantenedoras poderão ter vitrines de exposição de produtos e também fazer a sua comercialização.

                Caberá ao CCVB a apresentação do projeto aos mantenedores.

                Caberá a empresa terceirizada a instalação das vitrines, capacitação dos funcionários dos mantenedores e gestão do ponto de venda (entrega de produtos).

 

 

Observação geral: para os pontos de comercialização nas feiras especiais e na Feira do Largo da Ordem, a empresas poderá apresentar uma proposta de viabilidade financeira de manutenção dos pontos.

 

Preço

                A empresa terceirizada poderá definir sua política de preço, obedecendo a padrões de mercado, competitividade e observada a legislação pertinente.

Objetivam-se condições diferenciadas para o CCVB e seus colaboradores, cujas condições devem estar expressas na proposta referente a esse edital.

 

NOME E IDENTIDADE VISUAL

 A empresa terceirizada poderá assinar com seu nome.

A identidade visual e layout dos pontos de vendas deverão remeter ao destino e terão que ser aprovados pela comissão do CCVB, e esta deverá informar diretriz.

A logomarca do CCVB e da Room Tax/Doação para o Turismo deverá constar em todos os pontos de vendas (físico e virtual) e materiais publicitários, sendo nomeada como: “Parceria”.

 

AÇÕES PROMOCIONAIS E MARKETING               

A empresa terceirizada poderá desenvolver campanhas publicitárias e demais ações de marketing, a partir da identidade visual aprovada pela comissão.

O CCVB poderá apoiar, mediante aprovação da comissão, o desenvolvimento e execução das campanhas.

 

DA SELEÇÃO DAS PROPOSTAS

Das propostas protocoladas, serão avaliados pontos como:

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO

A empresa interessada deverá elaborar um cronograma de implantação que deve prever todas as etapas de constituição, inicio das operações por ponto de vendas e a continuidade.

 

CONTROLE/MONITORAMENTO DE RESULTADOS

A empresa interessada deverá descrever documentos e seus prazos para apresentação dos resultados operacionais e financeiros com os pontos de vendas descritos.

 

PROCESSOS DE INOVAÇÃO

Na proposta, a empresa deve mencionar estratégias inovadoras que as diferenciem de concorrentes, sejam elas em gestão, marketing, preço, entre outros.

 

CAPACIDADE AUTO SUSTENTAVEL

A empresa deve apresentar plano de sustentabilidade. A preocupação do CCVB é garantir a execução do projeto com comprometimento, qualidade e o foco em resultados, descartando possíveis imprevistos.


Fonte CCVB

 


 
 
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