CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Pavilhão Étnico recebe comunidade cigana de Curitiba

« Voltar

 

O Pavilhão Étnico recebe neste domingo (17) a comunidade cigana de Curitiba. Danças com ritmos ciganos e um desfile do vestuário típico da etnia serão apresentados ao público, no Memorial de Curitiba, a partir das 11h.

 

Os ciganos que estarão no Memorial representam dois diferentes grupos – os roms, originários do Leste europeu, e os calons, vindos majoritariamente da Espanha e Portugal. De acordo com Maurício Cristo, presidente da Federação Nacional dos Ciganos do Brasil, a comunidade em Curitiba reúne aproximadamente 300 pessoas. São descendentes de famílias que se instalaram na cidade há aproximadamente 100 anos e se adaptaram aos costumes locais e também famílias que, guardando fortemente suas tradições, vivem em acampamentos na Região Metropolitana.

As apresentações ficarão por conta das dançarias Camila Nickel e Nathy Müller. Camila estará com o seu grupo OZ Música e Dança representando as danças ciganas da Turquia (Roman Havasi) e da Espanha (Rumba Catalana), e também fazendo uma performance com música Rom. Camila, que em função do seu trabalho artístico tornou-se uma pesquisadora dessa cultura, explica que há uma diversidade de danças ciganas pelo mundo, que se diferenciam de acordo com país.

 

A dança cigana se molda e se constrói com a mistura da bagagem cultural de um determinado grupo com as danças dos locais onde se fixam. Por isso, se diferenciam muito entre si, pois cada uma possui seu ritmo, sua ginga, sua música, sua história, sua vestimenta, seus acessórios. O que todas têm em comum é a paixão e a despreocupação. Os ciganos dançam livremente improvisando e seguindo a energia do momento”, descreve Camila.

 

Nathy Müller também é uma estudiosa e apaixonada pela cultura cigana. Fez vários cursos no Brasil e no exterior, e participa de encontros anuais de ciganos. No Pavilhão Étnico ela fará apresentações de danças tradicionais. “Estarei representando um solo da Rússia, com o pandeiro, num ritmo que remete aos Roms, além de apresentar outras duas danças ciganas artísticas. Uma delas faz alusão à Ópera Carmen, de Bizet, e a outra tem acompanhamento de músicos profissionais tocando ao vivo - um no violão e outro no bongo. É uma Rumba Gitana,  ritmo completamente contagiante devido à mistura do flamenco com uma batida forte cubana”, conta Nathy Müller.

 

Serviço:

Pavilhão Étnico – Cultura Cigana

Local: Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79 – Centro Histórico

Data e horário: 17 de setembro de 2017 (domingo), às 11h

Entrada franca


Fonte FCC

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Trabalhe com Turismo e Eventos
Estrutura
 
Curta Curitiba, Região e Litoral
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba, Região e Litoral
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
 
Realize seu evento em Curitiba, Região e Litoral
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 - curitibacvb@curitibacvb.com.br