CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Show em homenagem a Noel Rosa é atração da Oficina de Música

« Voltar

 

Os amantes do samba ganharam mais uma oportunidade de ver o show musical Noël, em homenagem ao carioca Noel Rosa. Sucesso em Curitiba desde 2006, o espetáculo ganhou uma nova montagem em 2014 e é  atração da 33ª Oficina de Música de Curitiba na próxima quarta-feira, às 21h, no Teatro da Reitoria. 

Noël terá a participação especial da cantora Mônica Salmaso ao lado do clarinetista Sergio Albach, diretor artístico da Orquestra à Base de Sopro do Conservatório de MPB de Curitiba, que assina a direção musical do trabalho, do percussionista e flautista Gabriel Schwartz, do Trio Quintina, o violonista Ale Age, o pianista Marcelo Torrone, do grupo Wandula, além do ator e cantor Marcio Juliano, vocalista e idealizador do projeto. A direção cênica de Noël é do conceituado diretor teatral Marcio Abreu.

O homenageado

O repertório é composto por 17 composições de Noel. O poeta da Vila, como era conhecido, morreu precocemente aos 26 anos de idade. Desenvolveu a sua obra de 1929 a 1937, tornando-se a principal referência como compositor popular de seu tempo no Brasil. 

Poucos tiveram tanta influência na música nacional em toda a sua história. Noel Rosa foi referência básica para seus contemporâneos e seus sucessores. “Estou contente com o convite, pois Noel é um dos grandes compositores brasileiros. Quem gosta e trabalha com música brasileira, como eu, fica muito feliz em "visitar" as músicas dele e homenageá-lo. É muito incrível que tenha vivido tão pouco e produzido tanta coisa boa”, declara Mônica Salmaso.

O repertório sofreu pouca alteração, porém os arranjos foram aprimorados para o novo show, que não é de samba tradicional. “As músicas estão recebendo naturalmente um novo tratamento nesta remontagem, uma nova escuta, afinal todos nós nos modificamos neste período. O perfil diversificado dos músicos e suas diferentes influências enriquece muito o trabalho. Seguimos no caminho do experimental, do contemporâneo, sem usar clichês para fazer jus aos termos”, conta Albach.

A última montagem contou com mais de 40 apresentações durante quatro anos, em várias capitais brasileiras, inclusive na terra do poeta, atingindo cerca de 15 mil pessoas. O sucesso culminou em 2009 com o lançamento do CD com as músicas do show.

Como Noel Rosa brincava com sonoridades diferentes esta oportunidade não foi desperdiçada na releitura de sua obra. Não se trata de um show de samba tradicional, é todo construído a partir de arranjos experimentais e contemporâneos. Embora o repertório tenha sofrido pouca alteração, os arranjos foram aprimorados para a nova versão do show. “Aproveitei o perfil diversificado dos músicos para somar as diferentes influências”, conta Albach.

Em 70 minutos, Noël apresenta 18 das cerca de 250 composições deixadas pelo Poeta da Vila, em sua curta trajetória (1929 a 1937). Entre elas: Filosofia (1933), Conversa de Botequim (1935), Último Desejo (1937), e as bem humoradas Gago Apaixonado (1930) e Fita Amarela (1932).

Serviço:
33º Oficina de Música de Curitiba – Show Musical Noël
Local:
Teatro da Reitoria da UFPR (Rua XV de Novembro, 1299 – Centro / Fone:41 3360-5066 )
Data: 21 de janeiro (quarta-feira)
Horário: 21h.
Ingressos: R$10 e R$5

 


Fonte FCC

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 9916-1411(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br