CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Tesouros de Curitiba e Outras Histórias

« Voltar

 

CCVB recebe Valter Cardoso, autor do livro Tesouros de Curitiba e Outras Historias

 

 

“Tesouros de Curitiba e Outras Histórias” é um livro que traz doze contos fantásticos. O autor busca trazer reflexões sobre valores humanos através de seus personagens.

                          

O conto principal da obra leva o leitor a uma emocionante Caça ao Tesouro pelos principais pontos turísticos da cidade em uma Curitiba do Futuro. Entre vários enigmas e cenários de quem vive ou já passeou por Curitiba, o conto é um desafio também em busca pelas soluções desses mistérios por um grupo de personagens bem peculiares e encantadores.

 

Aventura, imaginação e fantasia levam o leitor pelas páginas de um Realismo Fantástico escrito por Valter Cardoso.

 

O Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB) entrevistou o autor do livro para saber um pouco mais sobre a origem dessas histórias e sua relação com a capital paranaense.

 

CCVB - Você poderia resumir sobre o que é o livro?

VALTER - São 12 contos. O primeiro e maior dele é o que tem Curitiba como temática específica. Como é o maior, ganhou o nome do livro. Dos 12 contos, 8 tem temática fantástica, que contem elementos do fantástico. Chamamos de realismo fantástico na literatura o que mexe com a fantasia e ficção científica, mas não é nada pesado. O leitor que não está acostumado a esse tipo de leitura não vai ter problema nenhum para ler.

CCVB - Curitiba é reconhecida pela cena literária forte. Há algum autor curitibano ou livros ambientados na cidade que o inspirou?

Valter - Como nasci e fui criado por aqui, conheço obras do Dalton Trevisan e versos da Helena Kolody. Esbarramos com versos da Kolody a todo momento aqui em Curitiba. Eu também participo de uma confraria de escritores e a grande maioria é daqui. Eu leio os escritos deles e eles leem os meus. Sempre fazemos essa troca. A confraria existe desde 2000, mas comecei a participar em 2007. Sempre tem gente nova. Nem todos escrevem especificamente do cenário curitibano, mas sempre permanecem as raízes, sempre tem o jeito curitibano ou uma frase que te faz pensar – “Esse cara está escrevendo sobre Curitiba”. No meu livro também tem algumas expressões. Busquei usar o termo “tesouros de Curitiba” não só sobre os pontos turísticos ou alguma especiaria na culinária, mas em tudo. O jeitinho do curitibano, aspectos bem característicos, alguns locais que curitibano passa e que dificilmente um turista vai passar. Então tento trazer tudo isso pra um universo que mostre que Curitiba tem um pouco mais do que é sempre mostrado.

CCVB - No seu livro, você trabalha com quais pontos da cidade?

Valter - É uma caça ao tesouro ambientada numa Curitiba do futuro. Então algumas coisas permanecem iguais, outras são modificadas devido a alguns fatos que aconteceram e que vão ser explicados no livro. O meu personagem principal é um idoso, fugindo do padrão atual de protagonistas, geralmente adolescentes e jovens. Ele e sua turma estão desbravando Curitiba atrás de um tesouro, com charadas e enigmas. Percorrem as ruas, as praças e tentam descobrir o que está acontecendo, porque eles foram pegos de surpresa nessa caça ao tesouro.

Então, eles passam pelas praças Carlos Gomes, Zacarias e Tiradentes. Também pela Rua XV de Novembro, Rua 24 Horas, pelo Teatro Guaíra. Andam por vários ambientes de Curitiba. Em alguns momentos, por uma Curitiba que ainda não existe. Assim, o personagem principal consegue fazer a transferência do atual para o imaginário do futuro.

CCVB – Curitiba é reconhecida como uma cidade modelo. No seu imaginário relacionado com o Realismo Fantástico, como definiria a capital paranaense?

Valter - A cidade é considerada uma das capitais nerds. Então temos a cultura nerd, popular de quadrinhos, games, filmes de ficção científica. O curitibano gosta e explora esses materiais. Se formos pensar, O Vampiro de Curitiba – de Dalton Trevisan-, é da área do Realismo Fantástico. O Pirata Zulmiro – lenda urbana da cidade -, cito no texto de uma forma diferente e mexe com o imaginário das pessoas. Há algo além daquela Curitiba que visualizamos.

CCVB – Por que escolher Curitiba e não outro destino fascinante do Brasil para escrever?

Valter - Primeiro, porque conheço a cidade. Me sinto à vontade para escrever sobre uma coisa que conheço. Claro que outras cidades possuem seu próprio encantamento, mas há tantas coisas espalhadas por aqui que podem ser exploradas, que pensamos sobre algo a mais que a cidade pode oferecer. Então procuro ver nas figuras comuns que não são tão comuns assim e acabo reconhecendo o jeito curitibano. Do mesmo jeito que existe o jeito mineiro, o jeito carioca e o baiano.  É diferente, fora do padrão, no bom sentido. 

CCVB – Há um público específico ao qual o livro se destina?

Valter - Eu procuro trazer em cada conto uma forma diferente de escrever e uma temática diferente. O leitor vai encontrar um drama de mãe e filho, um suspense vivido por uma criança e também um conto divertido que lembra um pouco as histórias do Guia do Mochileiro das Galáxias. É uma homenagem ao Douglas Adams, pois gosto da maneira como ele escreve. Cada conto vai ser uma experiência totalmente diferente.

Quem gosta de literatura fantástica vai se enquadrar facilmente. Mas o público em geral, mesmo que não esteja acostumada com a literatura fantástica, vai conseguir se deliciar com o livro.

 

CCVB – Onde podemos encontrar o livro para comprar?

Valter - Está à venda na Livraria Cultura do Shopping Curitiba e também pelo site. Também podem encontrar no site da Editora Fragmentos.

Tenho uma página no Facebook chamada Tesouros de Curitiba, lá podem encontrar várias informações e novos locais de venda.

 

Para mais informações:

Editora Fragmentos - http://goo.gl/o6L3PB

Tesouros de Curitiba no Facebook - https://goo.gl/2OOp0Z


Fonte Divulgação CCVB

 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br