CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Um Olhar Sobre a Limpeza

« Voltar

 

Pela primeira vez na história os empresários do Estado do Paraná tem em mãos um panorama completo sobre o setor de asseio e conservação. Em comemoração aos seus 35 anos de história, o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (SEAC-PR) lança a pesquisa setorial “Um Olhar Sobre a Limpeza – Números do Setor de Asseio e Conservação no Paraná”. O trabalho possui 52 páginas e traz a realidade econômica do segmento retratada em gráficos, tabelas e análises. Para o presidente do SEAC-PR, Adonai Aires de Arruda, “descobrir ao certo quantos somos e quanto movimentamos foi fundamental para traçarmos os próximos passos do SEAC-PR. Hoje somos 485 empresas espalhadas pelo Paraná. Destas, poucas estão formalmente filiadas ao SEAC. Se até agora alcançamos um bom resultado de trabalho, com ações pioneiras como a instalação da FACOP, de um RH e um SESMT especializados no setor, entendemos que ainda podemos muito mais”, declarou Arruda.

A pesquisa revela que o setor de asseio e conservação emprega 44.634 trabalhadores. Destes, 84,05% se concentram entre o 6º e o 9º do ensino fundamental. A base da pirâmide de baixa escolaridade representa 13,51% entre o analfabeto e o 5º ano do fundamental. Do total de trabalhadores, 75,55% trabalhadores têm entre 30 a 50 anos de idade.

Entre os dados econômicos, a pesquisa aponta que nos últimos cinco anos, o piso salarial da categoria cresceu 56,24%, superando o aumento do salário mínimo nacional que foi de 49,88%. Em 2012, o piso salarial do asseio e conservação cresceu 20,63% a mais que o salário mínimo.  O montante de tributos pagos pelas empresas em 2012 foi de R$ 170.350.885. Neste mesmo ano o setor investiu quase R$ 218 milhões em vale transporte, vale refeição, plano de saúde, apoio familiar, fundo de formação profissional, uniformes e EPIs.

FACOP – O estudo também traz uma análise sobre as iniciativas pioneiras que tem servido de exemplo para outros estados e outros Países. Uma delas é a criação da Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP). É a única fundação criada pela união do sindicato laboral e patronal, voltada para a qualificação da mão de obra. O Centro de Treinamento da FACOP foi criado em 2007 e já qualificou mais de 20 mil trabalhadores. Outras duas iniciativas pioneiras são administradas pela fundação: a criação do RH Coletivo e do SESMT Coletivo. “Estas iniciativas têm servido de exemplo para o mundo, já que não há estrutura deste porte em nenhum outro lugar. Com um RH e um SESMT próprios, o setor ganha em especialização, ou seja, além de um atendimento personalizado às empresas e aos trabalhadores, em breve saberemos quais as principais ocorrências que acometem os trabalhadores e quais as questões que merecem mais atenção no que tange a saúde e segurança do trabalho”, afirmou Adonai Arruda.




 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Sala de Imprensa
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
Programa Vem Ver Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br