CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Vinicius nunca foi singular, sempre plural!

« Voltar

 

Após dois anos de pesquisa entrevistando amigos e família, Daniela Narciso e Edith Gonçalves organizam o livro de receitas que remonta o cenário gastronômico da vida de Vinicius de Moraes.

Desde o prefácio, de Laetitia de Moraes, a irmã conta as travessuras de um menino que já brincava na cozinha e tinha uma habilidade incrível ao cobrir uma bala de gemas e açúcar com calda de caramelo formando um lindo chapéu de jóquei.

Assim o livro POIS SOU UM BOM COZINHEIRO nos leva a viajar no tempo com as delícias poéticas entre receitas e histórias, dividido em três grandes momentos: 

A CASA, que traz receitas desde os sabores da infância e os almoços em família até a fase adulta com os pratos que Vinicius gostava de preparar; depois A RUA, onde entram receitas e histórias dos lugares por onde Vinicius passou, morou e gostava de frequentar com os amigos; e por último A OBRA, capítulo que traz receitas de pratos citados na obra do poeta e interpretados por Chefs renomados e começa com uma brincadeira onde Alex Atala interpreta a famosa Receita de Mulher.

Assim o livro POIS SOU UM BOM COZINHEIRO nos leva a viajar no tempo com as delícias poéticas entre receitas e histórias, dividido em três grandes momentos: A CASA, que traz receitas desde os sabores da infância e os almoços em família até a fase adulta com os pratos que Vinicius gostava de preparar; depois A RUA, onde entram receitas e histórias dos lugares por onde Vinicius passou, morou e gostava de frequentar com os amigos; e por último A OBRA, capítulo que traz receitas de pratos citados na obra do poeta e interpretados por Chefs renomados e começa com uma brincadeira onde Alex Atala interpreta a famosa Receita de Mulher.

Com histórias que contextualizam as receitas, traz também passagens curiosas como o mistério do ladrão de geladeira que rondava a família de Moraes e só foi desvendado no dia em que a empregada chega pela manhã e encontra a prova do crime, ali mesmo, dentro da geladeira: os óculos de Vinicius de Moraes.

Enfim o livro, publicado pela Companhia das Letras em Outubro de 2013, traz 98 receitas, 290 páginas, 25 Chefs convidados, muitos poemas e receitas originais de família ou dos restaurantes que Vinicius frequentava. Uma saborosa forma de reviver, saborear e celebrar o centenário de Vinicius de Moraes.

Daniela Narciso, cozinheira formada pela California Culinary Academy e com um histórico profissional variado, atua hoje como produtora cultural junto com Mauricio Schuartz, na KQi Produções. A parceria entre os dois começou em 2010 ao realizar o Cozinhando com Palavras para a Bienal do Livro de SP, um evento que uniu literatura e gastronomia por 10 dias, e tomou conta de 17 bares e restaurantes da cidade num festival gastronômico onde os Chefs interpretavam obras literárias em seus menus. Entre seus projetos também estão o Chefs na Rua, que em 2012 chamou a atenção na Virada Cultural de SP com Chefs famosos fazendo comida na rua em barracas espalhadas pelo Minhocão para o grande público; a Feirinha Gastronômica, que acontece aos domingos na Benedito Calixto; e o Chefs no Parque que iniciou na primavera de 2013 em parceria com o Chef Laurent Suaudeau.

E a festa continua...

E o livro vira um festival gastronômico itinerante que passeará por restaurantes de todo o Brasil, a começar pelos Chefs que participaram do livro, apresentando menus inspirados no bom vivant, Vinicius de Moraes.

O festival acontecerá durante todo o ano e já tem grandes nomes da gastronomia esperando para oferecer o menu em seu restaurante.

Em Curitiba, o evento será realizado no Atelier Bistrô e Bar de 03 a 07 de dezembro. A noite de abertura contará com a presença de Daniela Narciso que virá à cidade especialmente para a ocasião.

O menu selecionado pelo Chef João Calmon terá de entrada bolinho de aipim e bacalhau com ovinho de codorna estalado; lombinho de porco defumado e tostadinho com inhame e couve mineira como prato principal; e de sobremesa o famoso pudim de pão. Para beber, raspadinha de whisky ou uma dose “em copo alto com pouca água e muito gelo”, é claro!

Os clientes que pedirem o menu, no valor de R$60 por pessoa (R$70 com a opção alcoólica) poderão adquirir o livro a preço especial.

O Atelier Bistrô e Bar fica na Alameda Augusto Stelfeld, 1527. Informações e reservas: (41) 8808-2232 / contato@atelierbistroebar.com.br.

 




 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 9916-1411(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br