CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 
Curta Curitiba, Região e Litoral
Curta Curitiba e Região
 

Curitiba, a capital do Paraná, é uma cidade, moderna e cheia de oportunidades. Uma metrópole com 1,8 milhão de habitantes que é a sétima cidade mais populosa do Brasil.

Está localizada no Sul do País e foi fundada em 1693. Desde então recebeu várias levas de imigrantes de várias nacionalidades – o que se reflete hoje em sua arquitetura, culinária, nas artes e em outros aspectos culturais.

É a cidade polo do conjunto de 29 municípios que formam a Região Metropolitana de Curitiba. Com uma área de 16.627 quilômetros quadrados, essa região abriga uma população de aproximadamente 3,2 milhões de habitantes e está situada na porção leste do Estado, limitando-se ao norte com o Estado de São Paulo, ao sul com o Estado de Santa Catarina.

A renda per capita anual em Curitiba fica em torno de 7.825 dólares. A cidade tem Produto Interno Bruto (PIB) equivalente a 2,37 bilhões de dólares.

Desde sua fundação, em 1693, Curitiba viveu muitos ciclos econômicos. Sua economia já foi sustentada, em diferentes períodos, pela mineração, pelo tropeirismo (movimento das tropas que se deslocavam pelo Caminho do Viamão, levando gado do Rio Grande do Sul até Sorocaba, em São Paulo), pela erva-mate, madeira e café.

Hoje, a maior parcela das riquezas produzidas na cidade vem do setor de serviços. Mas Curitiba abriga também um pólo industrial forte, formado por empresas de vários portes e segmentos. Também investe fortemente em tecnologia, pesquisa e inovação.

Porém a maior riqueza da cidade é sua população – cidadãos originários de inúmeras etnias e de todo canto deste vasto Brasil, que formam uma unidade feita das diferenças.

Atualmente é reconhecida como um importante centro cultural, político e econômico, apresentando infraestrutura de espaços e equipamentos, como aeroporto internacional, centros de convenções, shopping centers, gastronomia diversa, rede hoteleira de qualidade, variedade de comércio, espaços de lazer, rede de parques e bosques, museus e teatros. Estas características dão base a um cenário propício para a prática do turismo como uma importante ferramenta de desenvolvimento socioeconômico, pois gera empregos diretos e indiretos, além de permitir elevar a renda local. 

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) é formada por 29 municípios: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a Região Metropolitana possui 3.168.980 habitantes numa área de 15.419 km². 

Esta população cresceu 3,5 vezes mais desde a década de 70, passou de 907 mil habitantes para os atuais 3,2 milhões de habitantes. Os municípios da RMC concentram 64% do total da população urbana do Estado. (Agência Curitiba).

Na região meropolitana de Curitiba encontran-se diversos segmentos turísticos, como turismo rural, cultural, ecoturismo e turismo de aventura, negocios e eventos, turismo histórico, gastronomico, religioso, entre outros segmentos. A região proporciona ao turista experiencias unicas em cada segmento existente

Com 98 km de extensão, pequeno para o tamanho do litoral brasileiro, o litoral paranaense destaca-se por sua exuberância ecológica, surpreendendo o visitante pela diversidade de seus atrativos.

A porção de Mata Atlântica mais preservada do país envolve a região como um manto natural, escondendo tesouros ecológicos como a Área de Proteção Ambiental de Gauraqueçaba, o Parque Nacional de Superagüi, a Estaçao Ecológica Ilha do Mel, a Reserva Natural de Salto Morato e quilômetros de baías e mangues declarados como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Conta também com cidades históricas como Paranaguá, Morretes e Antonina.

Morretes
Localizada às margenso do Rio Nhundiaquara, ao pé da Serra do Mar, Morretes possui casario antigo e bem conservado, co importância histórica ligada ao comércio da erva-mate. Oferece boas opções ecoturísticas, como caminhadas até o Salto dos Macacos, com 70 metros de altura, ou a prática de trekiing, rapel, montanhismo, flooting, pesca esportiva, além do tradicional bóiacross nas corredeiras do Rio Nhundiaquara. O barreado, prato à base de carne tradicional do litoral paranaense, é o destaque da culinária local.

Antonina
Fundada por portugueses em 1714, Antonina é um lugar bucólico, com jeito de passado, bastante visitado pelo casario colonial que ladeia suas ruas estreitas, pelas alternativas ecoturísticas que oferece e os eventos culturais que sedia. Entre os eventos culturais destacam-se o tradicional carnaval de rua e o Festivla de Inverno, que reúne artistas e aficcionados de todo o país. Para os adeptos do ecoturismo, Antonina oferece rafting no Rio Cachoeira ou trekking até o Pico do Paraná, o mais alto da Região Sul, com 1.877 metros.

Ilha do Mel
Num perímetro de aproximadamente 35 km e área em torno de 2.760 hec, abriga 25 belas praias e algumas construções históricas, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres (da Barra) e o Farol das Conchas, que remontam ao século XVIII. tombada pelo Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná em 1975, a ilha tem 95% da sua área formada por ecossistemas de restingas e Floresta Atlântica, o que a elevou à categoria de Estação Ecológica em 1982.

 



 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Trabalhe com Turismo e Eventos
Estrutura
 
Curta Curitiba, Região e Litoral
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba, Região e Litoral
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
 
Realize seu evento em Curitiba, Região e Litoral
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 - curitibacvb@curitibacvb.com.br