CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Curitiba - prêmio Internacional Hermès de l'Innovation 2014

« Voltar

 

Foto: Embratur

O esforço de Curitiba para fazer da inovação o motor do desenvolvimento local e da promoção da qualidade de vida foi reconhecido nesta segunda-feira (25) pelo presidente do Instituto Europeu de Estratégias Criativas e de Inovação e do Clube de Paris de Diretores de Inovação, Marc Giget. Em cerimônia na sede da Prefeitura, ele entregou ao prefeito Gustavo Fruet o prêmio Hermés de l’Innovation 2014, e destacou que a premiação faz jus ao novo momento da cidade. “Curitiba, que sempre se destacou por inovar na área da mobilidade, vive um segundo ciclo de inovação, que tem como estratégia o desenvolvimento atrelado à qualidade de vida”, afirmou.

“Curitiba é uma cidade boa para criar inovar e empreender”, disse Giget ao entregar o prêmio – um reconhecimento a empresas, organizações e cidades que desenvolvem produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. A avaliação é feita por diretores de grandes empresas globais, que premiaram Curitiba na categoria “Qualidade de Vida das Cidades”. Desde a criação dessa categoria, em 2009, somente cidades européias haviam sido premiadas: Elsinque (2010), Barcelona (2011), Copenhague (2012) e Viena (2013).

Para o prefeito Gustavo Fruet, a premiação é uma grande responsabilidade. “Curitiba foi avaliada por executivos de empresas globais, que  examiunaram a aplicação prática das inovações para o desenvolvimento da cidade. Cada vez mais queremos fortalecer na cidade a economia verde, a economia criativa e sustentabilidade”, afirmou.

Marc Giget disse que o prêmio tem motivação humanista. “O retorno do humanismo como fator central é mundial. São premiadas aquelas iniciativas inovadoras que  melhoram a qualidade de vida das pessoas”, explicou.

De acordo com ele, são avaliados 12 critérios são avaliados. No caso de Curitiba, quatro foram preponderantes para a premiação. O primeiro é a diversidade, fator importante para a ocorrência de inovações. Isto pode ser observado na capacidade da cidade de receber e acolher influências externas. “Curitiba tem capacidade de acolher o mundo, sejam pessoas ou eventos como a Conferência Mundial de Cidade Inovadoras, ou os hackathons que a Prefeitura vem organizando”, explicou.

A educação foi o segundo critério avaliado. O Instituto considera que quanto melhor a educação, melhor é a formação de um ambiente voltado para a inovação. ”Curitiba destaca-se na América Latina em educação e ecologia”, afirma Giget.

Os outros dois itens em que Curitiba teve destaque são o estado de espírito coletivo e participativo e o desenvolvimento sustentável. “Atualmente não separamos o humano do sustentável. Temos muita tecnologia e mesmo assim as pessoas em todo o mundo não estão satisfeitas com as soluções. Precisamos entregar mais qualidade de vida para essas pessoas”, afirmou Giget.

O Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas atua como articulador de ideias, centro de pesquisa, de reflexão e de suporte metodológico às estratégias de inovação e renovação na Europa e no mundo.

Para Gina Paladino, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, o prêmio chega num momento em a cidade coloca a inovação como centro de sua estratégia de desenvolvimento. ”As cidades mais competitivas do mundo são marcadas por inovações que substituem os recursos naturais não renováveis pelo conhecimento, tecnologia e talentos humanos como insumos básicos de suas economias”, disse Gina.

O prefeito Gustavo Fruet recebeu das mãos de Marc Giget a  estatueta do Prêmio Hérmés. Produzida pelo Museu do Louvre, a estatueta é uma reprodução da Estátua Duas Cabeças de Hermes Frejus, obra que data do tempo do Imperador Augusto. De um lado da estátua, o rosto de Hermes, que com ar sereno e sorridente representa a maturidade; na parte de trás, o rosto jovem de Dionísio, deus do vinho, do delírio místico e da inspiração.

Participaram do evento a cônsul da França, Emilie Dely; representantes do setor produtivo, empresários e secretários municipais.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba


 


 
 
SOBRE CCVB   POR QUE CURITIBA   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Sala de Imprensa
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
Programa Vem Ver Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Endereço: Al. Dr. Muricy, 321 - sl. 01 - 1º aindar - Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br