CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Foliões aprovam pré-Carnaval na Marechal

« Voltar

 

Um público animado e fantasiado acompanhou o bloco Garibaldis e Sacis em sua última apresentação no pré-Carnaval curitibano, neste domingo (23), na Avenida Marechal Deodoro. A festa começou com garoa fina, por volta das 16h, mas depois o tempo melhorou e ajudou a esquentar os ânimos, colocando uma multidão para dançar ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas.

Os quatro eventos pré-carnavalescos animados pelo bloco Garibaldis e Sacis foram um sucesso. No início do mês, o tempo ajudou e a festa de reinauguração da Marechal Deodoro como passarela do Carnaval atraiu milhares de pessoas para o centro da cidade. Domingo passado teve reprise. O agito também chegou ao Sítio Cercado, no último sábado, e neste domingo de novo conquistou a população. 

Muitos atenderam a sugestão do bloco, que sempre termina sua maratona carnavalesca com o tema “Invertido” – homens se vestem de mulher e mulheres se vestem de homem. A estudante Amanda Floger, de 16 anos, de Almirante Tamandaré, estava bem caracterizada de Mario Bros, o personagem dos games. Ela conta que já tinha ouvido falar da festa do Garibaldis e Sacis, mas nunca tinha participado. “Estou achando superdivertida. Que bom que desta vez deu certo de vir”, disse Amanda, acompanhada do seu amigo André Luiz Guimarães.

Animada mesmo estava a vendedora Maria das Graças Gramino, 55 anos, que sai atrás do trio elétrico do Garibaldis há três anos e há pelo menos dez desfila nas escolas de samba de Curitiba. “Já saí na Mocidade Azul, na Acadêmicos da Realeza, na Unidos do Bairro Alto e na Unidos de Pinhais”, conta Maria das Graças, sambando sob a sua fantasia “Rei de Roma”. Moradora da Vila Hauer, ela encontrou a sua amiga do bairro Boa Vista, Maria Neuza Rosas. “Amo o Carnaval”, enfatizou Maria Neuza, estampada de bandeirinhas do Brasil na fantasia que denominou “Patriota”. “Tenho 63 anos, mas brinco como se tivesse 10”, disse. 

Em passagem por Curitiba para visitar parentes, o casal Cleidiane Rodrigues e Rafael Ribas dos Santos, de Paranaguá, resolveram dar uma parada na Marechal Deodoro e levar os filhos para conhecer os Garibaldis e Sacis. A pequena Ana Vitória, de 5 meses, arregalava os olhos com o colorido dos bonecos gigantes, das roupas e adereços dos foliões. “É a primeira vez que viemos para ver ao vivo. Já tinha visto na TV. Gostei muito. O ambiente é muito bom para as crianças”, avaliou Cleidiane. 

Mesmo sem trajes carnavalescos, a estudante Karol Greenhalgh e o fotógrafo Humberto Utrabo foram à Marechal conferir a fama do Garibaldis e Sacis. Humberto concordou que a festa rende boas imagens. Gaúcha de Bagé, Karol, que vive em Curitiba há quatro anos, constata que a capital paranaense também tem carnaval. “Essa festa já é um bom começo”, disse. Karol tinha acompanhado o bloco no ano passado, no Largo da Ordem. Ela aprovou a mudança para a Marechal. “Aqui ficou muito melhor”, opinou. 

As amigas Irene Mageroski e Leoni Ferreira acompanhavam a passagem dos foliões embaixo das marquises, mas estavam se preparando para ir para a avenida. Moradoras do centro da cidade, gostaram de ter a folia perto de casa. “Temos que valorizar o Carnaval. É a nossa festa tradicional. E o Carnaval de Curitiba está cada vez melhor”, afirmou Irene. 

Rosi Santos e Maria Josemara Santos levaram as filhas Jamile, de 7 anos, e Eduarda, de 3 anos, para dançar com os Garibaldis e Sacis. Moradoras do São Braz, elas se prepararam para desfilar com o bloco, comprando os adereços na véspera. “Esperamos a chuva passar e viemos”, conta a professora Rosi, que também elogiou a organização. “O esquema de segurança é excelente. Há policiamento e as crianças ganharam pulseirinhas de identificação. É muito interessante”, destacou Rosi. 

A partir desta semana, a Marechal Deodoro começa a ser preparada para receber o desfile das escolas de samba, com montagem das arquibancadas, camarotes, barracas de alimentação, equipamentos de som e iluminação, e demais estruturas de apoio. Tudo estará pronto até sábado (2), quando acontece o desfile, a partir das 18h.

Sítio Cercado – No sábado (22), a bateria do bloco Garibaldis e Sacis levou gente de todas as idades para a folia. A diversão começou por volta das 16h. O trio elétrico andou por duas quadras da Avenida São José dos Pinhais. Do lado oposto, a bateria da Escola de Samba Imperatriz da Liberdade veio acompanhada do Cortejo Real da Carnaval e ajudou a unir os moradores – com grande presença dascrianças.

Este é o segundo ano que o Garibaldis e Sacis desfila no Sítio Cercado – a primeira ocorreu no ano passado. "A prefeitura tem um compromisso de levar as ações que realiza para os bairros, e é uma satisfação incrível participar desta festa no Sítio Cercado. Ano que vem iremos ampliar para outros bairros", diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.

 


Fonte www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

 


 
 
SOBRE CCVB   POR QUE CURITIBA   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Sala de Imprensa
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
Programa Vem Ver Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Endereço: Al. Dr. Muricy, 321 - sl. 01 - 1º aindar - Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br